quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Água Boa elegerá novo prefeito no dia 1º de dezembro

Marcadas eleições suplementares em Água Boa, pelo TRE-MG


A Corte Eleitoral mineira aprovou, na sessão de terça-feira (08.10), resolução contendo instruções e calendário de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Água Boa (67ª Zona Eleitoral de Capelinha), na região do Vale do Rio Doce, dia 1º de dezembro.

O calendário segue as mesmas datas das novas eleições marcadas para Mathias Lobato (Res. nº 925/2013/TRE), Montezuma (Res. nº 926/2013/TRE) e Santa Helena de Minas (Res. nº 927/2013/TRE), todas em 1º de dezembro.

A primeira data importante do referido calendário é 23 de outubro, início do período de convenções para definição de coligações e escolha dos candidatos a prefeito e vice. Em 1º de novembro vence o prazo para registro das candidaturas e no dia seguinte está liberada a propaganda eleitoral.
As novas eleições em Água Boa se devem à cassação do prefeito Elimárcius Lacerda da Costa (PPS), e seu vice, Jairo Martins (DEM), por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, em 20 de junho passado.

De acordo com a legislação eleitoral, nulidade de mais da metade dos votos de um município exige nova eleição.

A eleição em Água Boa foi decidida por apenas 109 votos: a chapa vencedora (PPS/DEM)  obteve 4.232 votos (50,65%) e a que ficou em segundo lugar (PMDB/PT) obteve 4.123 votos (49,35%).

O cargo de prefeito em Água Boa foi ocupado pelo então presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rodrigues (PHS). O atual presidente da Câmara é Washington Carlos Carvalho (PV).

Possíveis candidatos
Dois candidatos são falados pelo povo e se movem nos bastidores políticos. Um deles é o médico e ex-prefeito, Carlos Magno. Ele trabalha atualmente no Hospital Municipal de Capelinha, mas desconversa sobre o assunto. Há pedidos de cidadãos de Água Boa para ele se candidatar. Dr. Magno, como é conhecido, já foi prefeito de Água Boa, por duas vezes. De 2001 a 2004 e de 2009 a 2012. Ele não quis tentar a reeleição. 

Outro nome colocado no tabuleiro da política local é do candidato do PMDB, Verdy, que perdeu as últimas eleições para Elimarcius Lacerda, que foi cassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário