segunda-feira, 14 de maio de 2012

Polícia Militar usa aparelho para medir som abusivo, em Araçuaí


Araçuaí: Polícia vai combater som abusivo




aracuai policia 300x224 PM vai usar decibelímetro para combater som abusivo em AraçuaíAlvo de reclamações constantes, os sons automotivos, bem como os de bares, restaurantes, eventos públicos e clubes de Araçuai (MG), estão na mira da polícia e Ministério Público (MG).
O Conseg ( Conselho Comunitário de Segurança) repassou para a Polícia Militar na noite de quarta-feira (09/05) , o tão esperado decibelimetro, aparelho que irá auxiliar os policiais na fiscalização de som em veículos automotores e em estabelecimentos comerciais nas ocorrências denominadas " perturbação do sossego público."
A solenidade, realizada na Escola Estadual Leopoldo Pereira, contou com a presença do Juiz de Direito, Promotor da Comarca, Comandante da Polícia Militar, membros do Conseg, Conselho Tutelar , imprensa e alunos do EJA ( Educação Jovem Adulto)
O decibelímetro é um aparelho utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora.
Com este equipamento a polícia terá condições de flagrar condutores e estabelecimentos comerciais que estiverem com o som acima do permitido, inclusive elaborando autuações e boletins de ocorrência de estabelecimentos comerciais, clubes e até mesmo festas particulares e eventos públicos.
Para o Comandante da Polícia Militar Tenente Gilamárcio Silva Rocha, a aquisição deste aparelho irá ajudar em muito a Policia no que se diz respeito à fiscalização de reclamações de som alto de moradores da cidade.
De acordo com resolução do Contran ( Conselho Nacional de Trânsito) a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som só será permitida, nas vias terrestres abertas à circulação, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis – dB(A), medido a 7 metros de distância do veículo.
"Vamos punir quem está incomodando a sociedade. A fiscalização vai atingir também carros de som no período eleitoral. Vamos fazer valer o direito do cidadão. Todo mundo pode ouvir a música que quiser, desde que não perturbe o sossego alheio", afirmou o juiz de Direito, Eduardo Monção Nascimento.
"Não queremos atrapalhar o trabalho de ninguém mas também não qureremos que atrapalhem o sossego alheio. Tudo tem seu limite para que possamos viver em uma sociedade mais tranquila, respeitando o próximo", acrescentou o magistrado.
"Agora temos como aplicar as multas e fazer apreensões de aparelhos que estejam perturbando o sossego", afirmou o promotor público, Randal Bianchini Marins, citando carros de propaganda volante e os que serão utilizados durante período eleitoral.
Para o agente publicitário, Thairony Brasil, também presente à solenidade, o aparelho vai trazer tranquilidade para quem, como ele, trabalha com a propaganda volante. " Vamos trabalhar na legalidade", disse.
O aparelho,adquirido em São Paulo, custou R$3.271,00 e tem aferição do INMETRO-Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. " O Conseg adquiriu este aparelho, com os recursos provenientes de multas aplicadas pela Justiça e repassados à entidade pelo Ministério Público", esclareceu o psicólogo Evandro Marcelo de Castro, presidente do Conseg
O que diz a lei
A perturbação do sossego, é uma contravenção penal que consiste em perturbar o sossego alheio com as ações mencionadas nos incisos do artigo 42 da Lei das Contravenções Penais tais como: gritaria ou algazarra; exercício de profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
o uso de aparelho de som fora dos limites permitidos também vem descrito como infração administrativa no art. 228 do Código de Trânsito – Lei 9.503/97. Eis seu teor:
Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
 Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário