segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ceramistas do Vale do Jequitinhonha fazem exposição na Assembléia Legislativa

Artesãos de Campo Alegre expõem trabalhos em barro, na Galeria de Arte da Assembléia Legislativa, a partir dessa segunda-feira, dia 28.08. Facebook Email Versão para impressão

As peças retratam o cotidiano do Vale do Jequitinhonha
As peças retratam o cotidiano do Vale do Jequitinhonha - Foto: Divulgação
Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta segunda-feira (28/8/17), a mostra de artesanato da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, em Turmalina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas. 
As obras, que são feitas em barro, podem ser vistas até o dia 1º de setembro, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.
Campo Alegre é distrito de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, região que serve de inspiração para os trabalhos dos artesãos. Em objetos de decoração e peças utilitárias, as obras retratam o cotidiano local, como galinhas, forno a lenha, pratos, flores, tatu e vasos decorados.
Em 1975, para comercializar essas peças sem precisar se deslocar a pé por quilômetros para as feiras regionais, foi criada uma loja de artesanato com material doado e mão de obra da comunidade. Em 1985, a associação foi criada para atender a necessidade das artesãs em se organizarem. Hoje, estima-se que a organização tem cerca de 150 ceramistas.
Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.
O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO

28/8 a 1º/9/17 – Mostra de Artesanato da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre (Alaca)
Local: Galeria de Arte
Horário: 8 às 18 horas
Entrada gratuita
O público irá encontrar peças em barro singulares, utilitárias e decorativas que retratram o cotidiano das mulheres do Vale do Jequitinhonha. São casais de noivos, bonecas, galinhas e vasos decorados, entre outros objetos.
A Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre (Alaca) fica no distrito de mesmo nome, em Turmalina (MG). A história da entidade retrata a força das mulheres do Vale. No início da associação, a falta de transporte obrigava as artesãs a caminhadas de muitos quilômetros com as peças na cabeça ou em lombo de animais, para comercializarem sua produção.
Depois elas se organizaram e construíram uma loja de artesanato com material doado e mão de obra da comunidade. Após a construção dessa loja, os moradores se uniram em mutirões para fazer a estrada até a comunidade, facilitando assim o acesso dos compradores.
Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário