quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Escolas do Vale são destaque na etapa estadual do JEMGs em futsal, vôlei e peteca

Etapa Estadual do Jemg em Uberaba terá a participação de 5.500 alunos-atletas

Futsal masculino e feminino é destaque de escolas do Vale das cidades de Itaobim, Capelinha e Minas Novas.

Equipe de futsal feminino, de 12 a 14 anos, da Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, de Capelinha, é mais uma vez, campeã regional. 
Já foi campeão estadual e nacional, em 2012.
  • ícone de compartilhamento
Chegou a hora de conhecermos quem serão os representantes de Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e nas Paralimpíadas Escolares. A partir desta terça-feira (1º), em Uberaba, no Território Triângulo Sul, está sendo disputada a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que classificará os campeões de cada modalidade para as etapas nacionais. A cerimônia de abertura aconteceu às 20h, no Centro Olímpico – Avenida Randolfo Borges Júnior, 3.480, bairro Univerdecidade.

Organizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), a competição que vai até o próximo sábado (5/8), terá a participação de aproximadamente 5.500 alunos-atletas, de 762 escolas, de 258 municípios diferentes.

Eles vão competir nas modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Os Jogos acontecem em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e módulo II, de 15 a 17 anos.
Para o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, que participará da solenidade de abertura da etapa, pontua que essa é uma grande oportunidade de assistir uma competição de alto nível.
“É a hora de conhecermos quem serão nossos representantes nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares. Por isso, a expectativa é para partidas e provas de alto nível, uma vez que estarão competindo as melhores equipes e os melhores atletas do nosso estado. Além disso, é também uma grande oportunidade para, quem sabe, acompanhar o nascimento de uma nova estrela do esporte brasileiro e mundial”, destaca. Também acompanhará o evento de abertura o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi.
Destaques do Vale
Algumas escolas em modalidades esportivas específicas tiveram destaque na fase regional do JEMG, com escolas disputando em Caratinga e Montes Claros.
O futsal foi o destaque das equipes esportivas do Vale. No Feminino, mais uma vez a Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, de Capelinha, foi a campeã na Regional Norte.  Esta equipe já conquistou o Bronze, em 2010; Prata, em 2011; e  Ouro, em 2012. Mais ainda: foi campeã nacional em 2012.
A equipe com atletas de 12 a 14 anos, é treinada pelo professor Tony Abrantes.
Outras escolas do Vale foram campeãs regionais neste ano.  Duas escolas representam o futsal, no Módulo I. Uma é a Escola Estadual de Itaobim, que foi campeã regional, derrotando a equipe da Escola Estadual Deputado João de Almeida, de Pedra Azul. A outra equipe é da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Minas Novas.
Outras modalidades de esporte em que escolas do Vale disputam a Fase Estadual:
-  Vôlei de Praia Masculino II , E.E. Prof. Bicalho, em  Grão Mogol ;
-  Basquete Masculino II , Escola Estadual Presidente João Pinheiro, em Padre Paraíso;
-  Handebol Feminino - E.E. São Miguel Jequitinhonha, em Jequitinhonha; 
-  Peteca Masculino I , Escola Estadual Dr Osvaldo Prediliano Santana, em Salinas; 
-  Peteca Masculino II,  Escola Estadual Coronel Idalino Ribeiro, em Salinas; 
-  Peteca Feminino II, Escola Estadual de Caraí I , em Caraí; 
-  Voleibol Masculino I,  Escola Estadual Havaí, em Jacinto.  

Individuais
Nas modalidades individuais, o xadrez feminino, no módulo I, também promete uma disputa muito equilibrada. E a grande favorita para a conquista é a peruana Eymi Priscila Berrios Montufar, do Colégio Gabarito, de Uberlândia. Campeã em 2016, ela que começou a praticar o xadrez com apenas 5 anos, quer repetir o feito novamente neste ano.
“Treinei bastante durante o primeiro semestre e consegui avançar bem na fase regional. Acredito que independente da adversária, a vitória só depende de mim. Porém, é preciso manter a concentração do início ao fim de cada partida, para evitar surpresas”, conta a atleta.
Próxima Etapa
Considerada a seletiva estadual, a etapa Estadual do JEMG classifica os campeões para representarem Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, eventos realizados, respectivamente, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles que têm entre 15 e 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.
JEMG
O JEMG, maior e mais importante programa esportivo-educacional do Estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos. Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830. Ou seja, 97% dos municípios mineiros participaram das disputas.
Fonte: Agência Minas e  JEMGs

Nenhum comentário:

Postar um comentário