sábado, 12 de agosto de 2017

Pela décima vez, Lula volta ao Vale, em novembro de 2017




Presidente fará Caravana da Cidadania pelo Vale e norte de Minas, em novembro deste ano.
Araçuaí, agosto de 2011: Lula declara-se apaixonado pelo Vale e garante que a região se desenvolverá pela força e persistência do seu povo. 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, no próximo dia 17 de agosto, uma caravana por estados do nordeste brasileiro intitulada “Lula Pelo Brasil”. Durante a viagem, o petista receberá quatro títulos de Doutor Honoris Causa, homenagem destinada a figuras de destaque por sua atuação em áreas como a política, as artes e a academia.
Além dos títulos, honrarias e conversas com prefeitos e governadores da região nordeste, a caravana vai debater o legado dos governos Lula e Dilma e avaliar o que deu certo e o que ainda não deu nas políticas implantadas pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos 13 anos.
A viagem, que acontece em parceria com a Fundação Perseu Abramo, passará por Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão e será finalizada em São Paulo no dia 5 de setembro.
Construção
A Fundação Perseu Abramo acaba de lançar o Programa Brasil em Movimento, que busca estimular uma nova estratégia política para o Partido dos Trabalhadores, a partir de sugestões e proposições da própria sociedade. 
O ex-presidente já organizou diversas caravanas como a que se iniciará neste mês. Ainda nos anos 1970, Lula percorreu o país para organizar o sindicalismo. Já nos anos 1980, as viagens serviram como base para a formatação do Partido dos Trabalhadores. Entre 1992 e 1994, as Caravanas da Cidadania ajudaram a construir os programas de governo que elegeram o PT nas eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010 e 2014.
Durante a caravana, Lula receberá títulos de Doutor Honoris Causa na Universidade Federal do Recôncavo Baiano, na Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Estadual de Alagoas e na Universidade Federal da Paraíba. 
O ex-presidente já recebeu 28 títulos de Doutor Honoris Causa. Somente na Argentina, são nove premiações do gênero
Fonte: www.brasildefato.com.br/, em 08.08.2017
Lula estará no Vale, pela 10ª vez, em novembro de 2017.
O ex-presidente Lula deve reeditar a Caravana da Cidadania pelo Vale do Jequitinhonha e norte de Minas, provavelmente em novembro deste ano. Após as caravanas do nordeste e sul do país, Lula fará uma caminhada por Minas Gerais, principalmente no Vale do Jequitinhonha e norte de Minas, regiões que sempre o apoiaram.
Esta é a informação de dirigentes da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais.

A última vez que Lula retornou ao Vale do Jequitinhonha foi há 6 anos, em agosto de 2011. Na ocasião, Lula se declarou apaixonado pelo Vale e seu povo. Esta declaração aconteceu durante a formatura de Técnicos do IFNMG, campus Araçuaí, em 19.08.2011. Lula afirmou que "o povo do Vale é apaixonante, tem uma riqueza cultural, persistência e uma força incomum para vencer as adversidades. Eu sou umas das pessoas admiradoras e apaixonada pelo povo desta região". 



Lula faz seu discurso como Paraninfo da primeira turma de formandos do IFNMG, campus Araçuaí. Ao fundo, Dr. Jean Freire, atual deputado estadual e Kincas Dias, ex-prefeito de Salinas. 

O ex-presidente enumerou alguns dos projetos do Governo Federal que podem alavancar o desenvolvimento regional como a instalação de Institutos Federais de Formação Tecnológica em Araçuaí, Almenara e Salinas. Lembrou que a Presidenta Dilma autorizou mais dois Institutos Federais na região: Diamantina e Teófilo Oroni. Lembrou da instalação da UFVJM, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni, em 2005; de 3 Territórios da Cidadania que viabilizaram recursos para mais de 150 mil agricultores familiares; do Programa Bolsa Família que além de dar uma mão na vida de famílias miseráveis irriga a economia local com R$ 15 milhões todo mês; de vários projetos de infra-estrutura; da construção da ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itinga; da instalação do SAMU em 21 cidades dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri.


Nove visitas de Lula ao Vale 
Lula lembrou das várias vezes que veio ao Vale: em 1981, organizando o PT; na Caravana da Cidadania, em outubro de 1993, fazendo o seu trajeto de Garanhuns a São Paulo; em outubro de 1995, percorrendo o Vale, passando por Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga, Itaobim, Jequitinhonha e Almenara; na posse de Cacá, como prefeita de Araçuaí, em 01.01.1997; em 12.09.2002, em Diamantina, na campanha eleitoral; nos primeiros dias como presidente de República, em 11.01.2003; em março de 2004, inaugurando a ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itinga; em janeiro de 2010, na inauguração do IFNMG, campus Araçuaí, e barragem no rio Setúbal, em Jenipapo de Minas; e em agosto de 2011, na formatura da primeira turma de técnicos do IFNMG, campus Araçuaí. 
Foram 9 visitas ao Vale. 

Em 2011, ele disse: "O PROUNI está aí para ajudar estudantes de famílias pobres. Há mais vagas nas faculdades e assistência estudantil para manter o aluno na escola. Estou emocionado ao ser abordado por um cientista político, de Itaobim, que se formou pelo Prouni; uma dentista daqui, ou um filho de servente de pedreiro fazendo o 4º ano de Medicina”, completou emocionado.

Emoção dos formandos
O ex-presidente Lula havia chegado às 11:30 horas, em Araçuaí, e almoçado com a diretoria da escola, professores e representantes dos alunos. A cerimônia de diplomação aconteceu a partir das 14 horas.

Na colação de grau, Lula entregou nas mãos de cada estudante o seu certificado de formatura. Um a um, uma a uma, formandos e formandas iam desfilando, recebendo o diploma, dando abraços e beijos no ex-presidente. Alguns riam de felicidade e se emocionavam ao abraçar Lula. Outros choravam, suavam.
Alguns cochichavam no seu ouvido, agradeciam pela chance de estudar em uma escola federal, outros lembravam da importância de continuidade dos estudos, pedindo um campus da UFVJM, no Médio Jequitinhonha.

Veja videos de Lula, em Araçuaí, em 19.08.2011.

LULA EM ARAÇUAÍ # 19/08/011 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=O520dn-msk4
20 de ago de 2011 - Vídeo enviado por xcobrabad
Veja neste video inédito e exclusivo a chegada do ex- Presidente Luiz Inácio Lulada Silva na cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Formandos do IFNMG tem Lula como paraninfo - Retrospectiva 2011 ...


https://www.youtube.com/watch?v=0sDzVD5g1EQ
6 de jan de 2012 - Vídeo enviado por tvaracuai
Em agosto de 2011, muita festa e reivindicações durante a vinda do ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva ao Vale do Jequitinhonha - TV ARAÇUAÍ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário