quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Projeto "Quilombos do Vale do Jequitinhonha" recebe principal prêmio do patrimônio cultural brasileiro

Projeto tem 296 concorrentes e é escolhido como um dos 8 melhores.

O projeto ‘Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória’, realizado em 60 comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, foi escolhido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um dos oito vencedores da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a principal premiação do patrimônio cultural do Brasil.
 
Neste ano, a premiação homenageia os 80 anos do Iphan, uma das mais longevas instituições públicas do Brasil e a primeira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina.
 
Divididos em quatro categorias, os projetos foram selecionados durante a reunião da Comissão Nacional de Avaliação nos dias 21 e 22 de agosto. Ao todo, participaram 296 ações de preservação do patrimônio e da cultura nacional, de todos os estados brasileiros. Oito venceram. 
 

As ações ganhadoras vieram dos estados de Minas Gerais, Amapá, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 
A equipe de documentaristas do projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória – realizado pela Nota Musical Comunicação e Mirar Lejos – percorreu, ao longo de três anos, 60 comunidades quilombolas dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa
 
Mais de 1.200 pessoas participaram cantando, dançando e rememorando suas histórias e a de seus antepassados.
 
O trabalho registrou as manifestações culturais preservadas nessas comunidades, em festas tradicionais (algumas realizadas há mais de 200 anos), encontros e apresentações marcadas especialmente para esses registros. Foram captadas cerca de 150 horas em vídeo, entrevistas e manifestações culturais, além de um grande acervo fotográfico. 
 

O resultado foi um livro fartamente ilustrado, 30 vídeos de curta-metragem, um banco de imagens e um portal com todo o material disponível gratuitamente - www.quilombosdojequitinhonha.com.br.
O projeto foi patrocinado pela Cemig, Itaú, Petrobras, Finep e Milton Kanashiro Arte, Cultura e Cidadania, e teve apoio da Fundação Heinrich Böll.
 

Exposição
O material fruto do premiado projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória também se transformará em uma exposição, que será aberta ao público, em Brasília, no início de novembro próximo, em homenagem ao Mês da Consciência Negra. A exposição Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música, Memória e Resistência contará com o apoio da Fundação Cultural Palmares.


Trabalho revela as manifestações culturais preservadas nas comunidades quilombolas em municípios do Vale do Jequitinhonha .
Fonte: Agência Minas 
 

Comentário do Blog

Este documentário foi realizado com forte apoio de um grupo de militantes da causa negra no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, formado por Alessandro Borges  9 Alê do Rosário) e Maria do Rosário de Berilo; Jô Pinto de Itinga; Maria Aparecida do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada do Norte; de Kerlane Kilombola de Virgem da Lapa; Marquim Sapateiro, Ademir do Quingen, Ângela Freire e Lena Rodrigues da comunidade urbana Baú de Araçuaí, Rosa Nilha Rodrigues de Jenipapo de Minas e muit@s outr@s. 




Foto: Álbano Silveira Machado - Banu.

 Estas e outras lideranças constituíram uma organização , a COQUIVALE - Comissão das comunidades Quilombolas do Médio Jequitinhonha, que vem se destacando no movimento de valorização dos quilombolas, em Minas Gerais. 
 

Esta entidade tem sido referência na visibilidade, valorização e organização das comunidades quilombolas no Vale do Jequitinhonha. A movimentação orgânica e participação ativa em diversos eventos estaduais e nacionais tem provocado convites para atuar em outras regiões como o Vale do Mucuri, Rio Doce e norte de Minas.

Foto: Álbano Silveira Machado- Banu

O projeto "Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória" traz ainda mais visibilidade e reconhecimento  a um dos movimentos quilombolas mais fortes de Minas e do Brasil.

Fonte: Todas as  fotos  não identificadas são de Cleber Cardoso Nunes do projeto premiado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário