quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Cheias de afluente do rio Araçuaí destroem ponte na BR 367, em Berilo

Ribeirão das Gangorras chega valente, invade centro de José Gonçalves de Minas e destrói ponte na BR 367, em Berilo.

Toda a estrutura de madeira da ponte sobre o Ribeirão das Gangorras foi destruída pela força das águas. Está localizada a 5 km de Berilo, na  BR 367, na comunidade de Ribeirão.

As pancadas de chuvas que vem caindo de forma torrencial em algumas regiões do Vale do Jequitinhonha tem feito estragos de todas as formas.

Na madrugada desta quarta-feira, 27.01, o Ribeirão das Gangorras, afluente do rio Araçuaí, recebeu fortes chuvas na sua nascente, na região de Serraria, na confluência dos municípios de Leme do Prado, Chapada do Norte e José Gonçalves de Minas, no Médio Jequitinhonha.

Invadiu a cidade de José Gonçalves de Minas, destruiu o encabeçamento da ponte do Procópio, na estrada municipal entre Berilo e o distrito de Lelivéldia e levou a estrutura de madeira da ponte na Br 367, na comunidade de Ribeirão, a 5 km de Berilo.


Encheu muito e desceu seus cerca de 50 km de extensão arrastando tudo que tinha pela frente. Recebeu muita água que caiu nas comunidades rurais de José Gonçalves de Minas como Buritis e Farinha Seca, e de Berilo como o Portilho, Alegre, Vai Lavando, Cruzeiro, Ribeirão do Altar, Brejo, Bem Querer e Ribeirão.

Segundo Edmilson Vieira da Silva, vereador e morador da comunidade de Ribeirão, em Berilo, cuja residência fica a 100 metros da ponte sobre o Ribeirão das Gangorras, na BR 367, as águas vinham subindo, subindo. Ele recebeu um telefonema de amigo de José Gonçalves de Minas, por volta das 22 horas, para ficar prevenido, pois o ribeirão vinha valente.

Havia invadido todo o centro comercial de José Gonçalves de Minas, abaixo da ponte, com água e lama chegando a um metro de profundidade.

Edmilson relata que o nível do ribeirão deve ter subido em torno de 6 metros. Foi até a casa vizinha de seu pai, o agricultor e ex-vereador Císio Vieira da Silva. Verificou que a água já chegava ao chiqueiro e ameaçava a vida dos porcos que ali estavam. Chamou o pai, alertando-o.


Ponte de madeira destruída

Por volta da 01 hora da manha, as águas já cobriam a ponte em torno de 1,5 metros. Os moradores que assistiam temiam pela ponte que ainda resistia.
Mas, as águas foram mais fortes, levou toda a estrutura de madeira, da cobertura da ponte, deixando apenas os pilares de concreto. Essa correnteza de água durou até 3 horas da manhã, segundo Edmilson.

Exército promete ponte provisória

A manutenção da BR 367, no trecho entre Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, está sob cuidados do Departamento de Engenharia do Exército de Araguari, no Sul de Minas. 

O Tenente Bernard, Comandante do Grupo de Trabalho da BR 367, apresentou seu substituto, Comandante Igor. Este garantiu ao vereador Edmilson Vieira da Silva, que uma ponte metálica será colocada no lugar, até a construção de uma nova estrutura da ponte, mais alta, para não ser levada, em outra cheia, pelo valente Ribeirão das Gangorras.

Enquanto isso, o trânsito na BR 367, entre Berilo e Virgem da Lapa, estará sendo feito, dando a volta por Araçuaí. Ou então, fazendo baldeação, atravessando o Ribeirão, a pé, em local que dá vau.

Encabeçamento da ponte do Procópio, na comunidade do Ribeirão, foi destruída, impedindo o trânsito entre a cidade de Berilo e o distrito de Lelivéldia.

As águas passaram por cima da ponte do Procópio, também na comunidade de Ribeirão, destruindo o encabeçamento, tornando intransitável a passagem. Assim, o trânsito entre Berilo e Lelivéldia, por esta estrada municipal, tornou-se impossível.

Prefeitura reconstrói encabeçamento

A Prefeitura de Berilo faz intervenção no encabeçamento da ponte do Procópio, sobre o Ribeirão das Gangorras, para liberar o trânsito na estrada municipal. Estão sendo usadas máquinas, pneus e muita gente trabalhando. Ações se iniciaram, na tarde desta quarta-feira, 27.01.



Um comentário:

vera disse...

Saudadesssss!!! como doí...Que Deus proteja sempre este lugar e as pessoas daí.

Postar um comentário