segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Diamantina recebe a primeira Oficina Ortopédica Itinerante do país


O trabalho da Oficina Itinerante se dará por demanda dos municípios – Foto: Marcus Ferreira
A Oficina será vinculada ao Centro Especializado de Reabilitação de Diamantina (CER), o maior do estado. De acordo com o Coordenador de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD) da SES-MG, David Mello de Jesus, a opção pelo CER de Diamantina se deu pelo fato de esse já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde, e ainda estar em uma região de vazio assistencial com grande território.
“A Oficina será capaz de atender a vários serviços da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em toda a região Norte, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha e Leste de Minas Gerais, beneficiando de imediato uma grande parcela da população de Minas”, explica David.
O trabalho da Oficina Ortopédica Itinerante se dará por demanda. Os municípios devem inicialmente encaminhar o paciente para um CER ou serviço especializado da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência de sua referência, onde será feito o tratamento, acompanhamento e prescrição da órtese, prótese ou material especial.
Com essa prescrição, as viagens da Oficina serão programadas. Na primeira visita, os profissionais irão avaliar o paciente e realizar medidas para, posteriormente, verificar a adaptação da órtese, prótese ou material no paciente e efetuar a entrega.
Segundo informa o coordenador do CASPD, o pleno funcionamento da Oficina está previsto para janeiro de 2016, tão logo sejam finalizados alguns trâmites operacionais, como o termo de cessão de uso ao CER de Diamantina e o processo seletivo para contratação dos profissionais. Para o custeio e manutenção dos serviços que serão prestados pela Oficina, o Ministério da Saúde irá repassar à SES-MG o total de R$ 18 mil por mês.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário