segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Jogos Escolares da Juventude tem estudante de Caraí como medalhista

Vittor Matheus, de Caraí, ganhou Medalha de Prata, no atletismo de 110 m com barreiras.

Os estudantes mineiros encerraram nesse domingo (15/11) a participação nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 15 a 17 anos. Nas primeiras disputas do evento, realizado em Londrina, no Paraná, Minas Gerais garantiu 13 medalhas: uma de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

O estudante Vittor Matheus, de Caraí, da Escola Estadual de Caraí I, foi o único atleta a conquistar uma medalha. Na disputa individual de atletismo de 110 metros com barreiras, ele conquistou a Medalha de Prata.
Na fase regional, no atletismo, quem obteve grandes vitórias foram os estudantes da pequena cidade de Caraí, no Médio Jequitinhonha. As mulheres conquistaram 25 classificações, em diversas modalidades. Dez homens representaram a cidade que conquistou 35 medalhas, na fase regional. 
Vittor Matheus, de 16 anos, havia conquistado a Medalha de Ouro, nos Jogos Estaduais, em agosto, com a marca de 15,51", em Uberaba.  Na competição nacional, o atleta do Vale do Jequitinhonha, alcançou a marca de 14,37", mas foi superado por um atleta de São Paulo. Portanto, ficou em segundo lugar. 
A única medalha dourada conquistada pela delegação mineira na fase de esportes individuais dos jogos escolares veio no atletismo. Na prova dos 100m com barreiras, Kathelyn Norberto, da Escola Estadual Dora Matarazzo, de Lavras, alcançou a marca de 14’48” e subiu ao lugar mais alto do pódio.
O atletismo rendeu ainda outras quatro medalhas de prata para Minas Gerais com Vittor Matheus nos 110m com barreiras, Leandro Pereira, nos 3000m; Raphaela Diesse, no lançamento de dardo; e Sabrina Moreira, no salto em altura.
Já os atletas do judô levaram a bandeira mineira ao pódio três vezes. Júlio Coda foi prata na disputa da categoria leve. Jéssica Aguilar e Witória Luísa ficaram com as medalhas de bronze nas categorias meio-leve e leve, respectivamente.
Os revezamentos femininos foram os destaques de Minas nas provas da natação dos Jogos Escolares da Juventude. No 4 x 50m medley e no 4 x 100m livres, as meninas obtiveram a segunda colocação. Já no 4 x 50m livres, medalha de bronze para as mineiras. Beatriz Gomes, nos 800m livres, e Leandro Assis, nos 100m borboleta, também conquistaram medalhas de bronze para a delegação de Minas Gerais.
Coletivas
Os representantes mineiros das modalidades coletivas desembarcam nesta segunda-feira (16/11) no Paraná para a participação na etapa nacional dos jogos escolares. As disputas têm início amanhã e vão até o sábado (21/11).
Representante do basquete feminino, a Escola Estadual Azarias Ribeiro, de Lavras, tem pela frente o Colégio Amorim, de São Paulo, na primeira rodada dos Jogos Escolares da Juventude. No masculino, o Colégio Pitágoras de Belo Horizonte enfrenta os pernambucanos do Colégio Salesiano.
A Escola Estadual Albert Einstein, do Rio de Janeiro, é a adversária da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos. Já o time da Escola Estadual Gregoriano Canedo, de Monte Carmelo, faz sua estreia contra os paulistas do Colégio Amorim.
No handebol, as meninas da Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro, de Matias Barbosa, enfrentam o Colégio Antônio da Silva, do Rio de Janeiro, e os meninos da Escola Estadual Prefeito Franco de Gouveia, de Santa Vitória, têm pela frente o Colégio Darwin, do Ceará.
Representam o vôlei mineiro na competição os uberlandenses do COC, no naipe feminino, e do Colégio Gabarito, no masculino. Os adversários na rodada inicial são o Colégio Dom Bosco, do Tocantins, e o Colégio Sinodal, do Rio Grande do Sul, respectivamente.
O Estado de Minas Gerais conta, nos Jogos Escolares da Juventude, com um total de 159 alunos-atletas – somadas modalidades individuais e coletivas –, 20 técnicos e oito oficiais. Estão representadas no evento 36 cidades e 65 escolas mineiras.
Jogos Escolares da Juventude
Entre 12 e 21 de novembro, Londrina recebe mais de 3.800 jovens atletas de 15 a 17 anos para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.
Medalhas de Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude
Ouro
Atletismo – 100m com barreiras: Kathelyn Norberto (E.E. Dora Matarazzo, de Lavras).
Prata
Atletismo – 110 m com barreiras: Víttor Matheus Souza  (E.E. de Caraí I, de Caraí);
Atletismo – 3000m rasos: Leandro Pereira da Silva (E.E. Doutor Farid Silva, de Pratápolis);
Atletismo – Lançamento de Dardo: Raphaela Diesse Castro Pereira (E.E. Fernando Lobo, de Juiz de Fora);
Atletismo – Salto em Altura:  Sabrina Moreira Ribeiro (E.E. Cinira Carvalho, de Lavras);
Judô – Categoria leve: Júlio César Koda Filho (E.E. Governador Milton Campos, de Belo Horizonte);
Natação – Revezamento 4 x 50m medley feminino: Brenda Oliveira(E.E Sebastião Patrus de Souza; de Juiz de Fora) / Giulia Marcon (Colégio Metodista Izabela Hendrix; de Belo Horizonte) / Marina Zago (Colégio São Paulo da Cruz, de Belo Horizonte) / Vitória Saar (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte);
Natação – Revezamento 4 x 100m livres feminino: Beatriz Ângelo (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte) / Giulia Marcon (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte) / Marina Zago (Colégio São Paulo da Cruz, de Belo Horizonte)/ Vitória  Saar (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte).
Bronze
Judô – Categoria meio-leve feminino: Jéssica Aguilar da Silva (Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado, de Betim);
Judô – Categoria leve feminino:  Witória Luisa de Almeida (E.E. Governador Milton Campos, de Belo Horizonte);
Natação – Revezamento 4 x 50m livres feminino: Brenda Oliveira (E.E Sebastião Patrus de Souza, de Juiz de Fora) / Giulia Marcon (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte) / Marina Zago (Colégio São Paulo da Cruz, de Belo Horizonte) / Vitória Saar (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte);
Natação – 800 metros livres feminino: Beatriz Gomes Ângelo (Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte);
Natação – 100 metros borboleta: Leonardo Assis Gagnola (E.E. Governador Milton Campos, de Belo Horizonte).
Fonte: Agência Minas com outras informações do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário