terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ciclo de Debates discute cenário do futebol brasileiro

Evento, que acontece no dia 10/11, na ALMG, terá participação de especialista português, doutor em ciência do desporto.



A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, no dia 10 de novembro, no Plenário, o II Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro. A atividade tem como objetivos discutir o cenário do futebol brasileiro em suas diversas realidades e destacar aspectos essenciais para seu aprimoramento, como a gestão dos clubes, o papel da mídia, a arbitragem, o fomento ao futebol amador e formação dos profissionais do setor. A primeira edição do evento aconteceu em novembro do ano passado.
O presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, deputado Anselmo José Domingos (PTC), é um dos parlamentares a frente da iniciativa. Segundo ele, o evento marca a continuidade do ciclo de debates, que pretende identificar problemas e propor melhorias para o esporte que é a paixão do brasileiro. “Trataremos de temas de destaque, como o futebol amador, a profissionalização dos árbitros, capacitação e formação de atletas, corrupção, gestão e papel da mídia. Será um momento de grande importância, quando convidados da área mostrarão o que funciona e o que não funciona para o nosso futebol”, explicou. Ainda segundo ele, serão mostrados exemplos de estrutura e gestão nacionais e internacionais para que sirvam de exemplo para a modificação do esporte. “Como presidente da comissão, estou acompanhando de perto a organização do evento, que tem tudo para ser um sucesso”, salientou.
O deputado João Leite (PSDB), ex-goleiro do Clube Atlético Mineiro, também acompanhou os debates e a organização do ciclo de debates. O parlamentar se diz preocupado com a gestão do futebol nacional e salientou que é preciso uma nova geração de gestores, mais qualificados tecnicamente e mais comprometidos com essa paixão nacional. “Queremos também levantar propostas renovadoras para árbitros e para as categorias de base”, afirmou.
Especialista português defende a formação como caminho
O professor e doutor em Ciência do Desporto português, Júlio Garganta, será destaque no ciclo de debates, por meio da palestra “Formação de atletas de futebol: das ruas à profissionalização”. O especialista acredita que um futuro melhor para o futebol se faz com pessoas bem informadas e competentes e tem como consequência a evolução de crianças e jovens. Para tanto, ele defende que se leve aos diversos pontos do Brasil a difusão de educação e cultura, e que isso depende de visão e ambição política. “A aposta no desenvolvimento cultural e formativo é algo que demora a gerar resultados visíveis. Portanto, é preciso iniciar o caminho o quanto antes, ainda que com pequenos passos”, disse.
Júlio Garganta defende, também, que o talento para se praticar o esporte não é necessariamente inato. Para ele, a ideia de que a pessoa “nasce jogador” desmobiliza o trabalho de formação e aperfeiçoamento dos atletas. “Na Europa, se trabalha treino, educação e cultura, mas em outras áreas do planeta ainda se tem predileção pela explicação genética do talento”, ressalta.
Especificamente sobre o futebol brasileiro, o professor sugere que o País tem uma riqueza construída ao longo de muitos anos, mas que pode se perder em poucos anos se a reflexão sobre o modo como evoluir e inventar novas formas de treinamento e jogo não forem trabalhados. “A extensão geográfica brasileira pode ser problema ou oportunidade, uma vez que pode proporcionar uma base de praticantes numerosa e versátil”, completou.
Sobre a responsabilidade do Estado e das entidades esportivas, o palestrante defende que o trabalho deve ser sistêmico e as responsabilidades devem ser divididas. Na opinião dele, o futuro do futebol depende da participação de família, amigos, clubes, treinadores, escolas, professores e poder público. “O melhor investimento governamental passa por criar uma cultura de exigência quanto à formação de profissionais de futebol e, em paralelo, monitorar os processos de formação quanto ao que se faz, como se faz e porque se faz”, concluiu.
Currículo – Júlio Garganta é doutor em Ciências do Desporto e professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup). Leciona no curso de licenciatura em Ciências do Desporto, nos mestrados em Treino de Alto Rendimento Desportivo e de Desporto de Crianças e Jovens, bem como no curso Doutoral em Ciências do Desporto. Coordenou o Gabinete de Futebol da Fadeup, entre 1992 até 2015, e é membro do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, e do Centro de Estudos dos Jogos Desportivos.
Autor e coautor de trabalhos publicados em revistas e livros, é também membro do conselho editorial de revistas científicas e técnicas. Colabora na formação de professores e de treinadores na Europa, África, Ásia e América do Sul e desempenhou funções no Futebol Clube do Porto, no Sporting Clube de Portugal e, mais recentemente, de 2010 a 2014, na Seleção Nacional de Portugal.
Inscrições - As inscrições vão até às 15 horas da próxima segunda-feira (9/11). No dia seguinte, poderão ser feitas inscrições presenciais na secretaria do evento. A inscrição é individual, e é opcional informar os dados da entidade ou instituição. Para informações gerais sobre o evento, basta procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão da ALMG (CAC), na Rua Rodrigues Caldas, 30 - Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte, das 7h30 às 19 horas; ou pelo telefone (31) 2108-7800. Para informações técnicas, deve-se procurar a Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI) pelo telefone (31) 2108-7686.
Programação
Horário
Atividade
9 horas
Abertura
9h30
Palestra Gestão do futebol: modelo brasileiro x modelo internacional - Eduardo Conde Tega (diretor executivo da Universidade do Futebol)
10 horas
Painel - Reestruturação do futebol brasileiro

Tema 1: Organização e gestão - Sérgio Santos Rodrigues (superintendente de Futebol Profissional do Cruzeiro Esporte Clube)
Tema 2: Calendário - Paulo Bracks (Diretor de Competições da Federação Mineira de Futebol)
e Paulo André (diretor do Bom Senso Futebol Clube)
Tema 3: Papel da mídia - Marcos Guiotti (jornalista esportivo)
Tema 4: Impactos da Lei 13.155, de 2015 (Profut) - Lásaro Cândido da Cunha (diretor jurídico do Clube Atlético Mineiro)
Tema 5: Combate à corrupção - Pedro Trengrouse (professor da Fundação Getúlio Vargas e membro da Comissão de Estudos Jurídicos do Conselho Nacional do Esporte)
12 horas
Debates
12h30
Intervalo
14 horas
Palestra Desafios na formação de jogadores de futebol: da rua à excelência - Júlio Garganta (doutor em Ciências do Desporto e professor na Universidade do Porto)
14h40
Painel – Aprimoramento da arbitragem de futebol: profissionalização e uso de tecnologia - Márcio Rezende Freitas (comentarista esportivo) e Juliano Lopes (instrutor Fifa)
15h20
Debates
16h10
Painel – Realidade e perspectiva do futebol amador e das categorias de base em Minas Gerais

Tema 1: Desafios na formação de atletas de base - Genderson Silveira Lisboa (procurador do Trabalho de Minas Gerais) e Próspero Paoli (professor titular da Universidade Federal de Viçosa, doutor e mestre em Educação Física)
Tema 2: Estratégias de fortalecimento do futebol amador: organização de campeonatos, infraestrutura, recursos materiais e fomento - Heleno (vereador de Belo Horizonte), Sérgio Romanelli (supervisor de futebol amador da Federação Mineira de Futebol) e Claúdio Henrique Soares (presidente do Santa Cruz Futebol Clube)
18 horas 
Debates

Nenhum comentário:

Postar um comentário