segunda-feira, 2 de março de 2015

Donos da TV Globo são bilionários, ficando entre os 30 mais ricos do mundo.

Vídeo: assa a batata
dos Marinho na Forbes

Juntos, irmãos Marinho têm fortuna de 24,3 bilhões de dólares.

A revista Forbes divulgou nesta segunda-feira (02) a lista dos bilionários do ano de 2015.João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial e vice-presidente do Grupo Globo, ocupa o 165º lugar na lista, com 8,1 bilhões de dólares. A fortuna garante ao filho de Roberto Marinho o 5º lugar entre os mais ricos do Brasil.

Mas João Roberto não está só. Ao seu lado, com as mesmas cifras, estão os irmãosJosé Roberto Marinho Roberto Irineu Marinho. Cada herdeiro das Organizações Globo contabiliza, segundo a Forbes, 8,1 bilhões de dólares. A família, em conjunto, acumula o valor de 24,3 bilhões de dólares.

Os números são estratosféricos e inimagináveis para grande parcela dos brasileiros. Apenas como comparação, se concentrarmos as fortunas do três filhos de Roberto Marinho em uma só, veremos os herdeiros globais entre os 30 mais ricos do mundo. À frente, inclusive, do mega-especulador George Soros, que aparece na 29º posição, com 24,2 bilhões de dólares.

Em 2014, João Roberto Marinho apareceu em 137º na lista da Forbes, com 9,1 bilhões. Os herdeiros das Organizações Globo já eram – e continuam sendo – a família mais rica do Brasil. Deve ser por isso que eles são contrários à ideia do Piketty, de taxar as grandes fortunas.

Jorge Paulo Lemann, dono da Anheuser-Busch InBev, é o brasileiro melhor posicionado (26º lugar) no ranking de 2015. Joseph Safra, dono do Banco Safra, é o segundo mais rico do país, e ocupa o 52º lugar. Em terceiro e quarto, respectivamente, aparecem Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, que também comandam a Anheuser-Busch InBev.

Ao todo, são 1.826 bilionários, que somam mais de US$ 7 trilhões em todo o mundo. Destes, 290 são novatos no ranking, com predominância da China, que fez 71 bilionários.
João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário