quarta-feira, 6 de maio de 2020

Jequitinhonha: Morre médico diagnosticado com COVID-19



A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos graduados e closeup
Ramon Pinto Lobo era médico pediatra

Na madrugada dessa quarta-feira, 06.05, faleceu o médico pediatra Ramon Pinto Lobo, de 69 anos, vítima da COVID-19, que estava trabalhando na cidade de Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
Há cerca de 15 dias, o médico sentiu alguns sintomas que indicavam haver contraído o coronavírus. Foi submetido a um primeiro teste rápido que deu negativo. Sentindo forte diarréia e com sintomas da doença, foi internado em Hospital de Teófilo Otoni, a 226 km de Jequitinhonha, quando fez o segundo teste que também deu negativo. Ficou internado por cerca de sete dias. Retornou à cidade de Jequitinhonha. Como o quadro clínico não melhorava, voltou a ser internado em Teófilo Otoni. Com o estado de saúde se agravando, foi transferido para Belo Horizonte, sendo internado na UTI do BIOCOR, em Nova Lima, na Grande BH. Fez o terceiro teste da COVID-19 que resultou positivo. 
Ontem, à noite, circulavam notícias de sua morte, na cidade de Jequitinhonha. Seus colegas médicos desmentiram tal fato, mas confirmaram estado gravíssimo. Hoje, de manhã, foi confirmado o seu falecimento com mensagens de seus familiares, nas redes sociais. 

O sepultamento será no Cemitério da Paz, em Belo Horizonte.

A imagem pode conter: texto

Comunicado oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Jequitinhonha.

Um Boletim Médico está previsto para ser divulgado, às 10 horas, segundo o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho, que lamentou a perda do médico e amigo da cidade.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Jequitinhonha, Delvair Cabral Fernandes, Ramon Pinto tinha cormobidade como diabetes e  cardiopatias. Desde que o teste deu positivo, a Secretaria está fazendo um rastreamento dos movimentos e contatos do médico, seja com servidores municipais, pacientes e parentes. Ele atendia na UBS, nos plantões do Hospital e no seu consultório particular. Todas as pessoas que tiveram contatos com Dr Ramon, nos últimos 15 dias, foram contatados e estão sendo monitorados os quadros de saúde dessas pessoas.

O médico Ramon Pinto Lobo era natural de Almenara, no Baixo Jequitinhonha. Trabalhou em  diversos municípios da região como Jequitinhonha, Almenara, Jacinto, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto. Atualmente, ele atendia na Unidade Básica de Saúde - UBS do bairro Santa Luzia, de Jequitinhonha. Segundo o prefeito Roberto Botelho, ele trabalhava em Jequitinhonha, desde 2005, na sua primeira gestão municipal.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé
Ramon era católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida.

Nas redes sociais, amigos e parentes manifestam os sentimentos de pesar pela perda do médico Ramon Pinto Lobo, considerado como humanista, afetivo e cuidadoso com seus pacientes e todos que conviviam com ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário