sexta-feira, 29 de maio de 2020

Medina: Prefeito usa arame farpado por isolamento social de idosos


Prefeito cercou praça com arame farpado para evitar permanência de idoso sentados nos bancos.
Município de Medina tem cerca de 21 mil habitantes e está com 15 casos confirmados da Covid-19.
Por Marina Pereira, G1 Grande Minas, 29/05/2020 12h01  
Arame foi colocado ao redor da praça para evitar aglomeração — Foto: Ascom/Prefeitura
 Arame foi colocado ao redor da praça para evitar aglomeração — Foto: Ascom/Prefeitura

O avanço do coronavírus pelo interior de Minas tem preocupado as autoridades. Em Medina, no Vale do Jequitinhonha, o prefeito decidiu cercar a principal praça da cidade com arame farpado para evitar aglomeração de idosos. Com cerca de 21 mil habitantes, o município já tem 15 casos confirmados da doença.
O prefeito Evaldo Lúcio Peixoto explicou ao G1 que já havia passado uma tinta à base de cal nos bancos e mesmo assim, os idosos davam um jeito de sentarem.

“Eles pegavam folha de jornal e papelão, colocam no banco e sentavam. Como vi que não tinha jeito, decidi colocar arame farpado perto dos bancos e resolveu o problema. Ninguém vai querer sentar em cima de arame farpado. Colocamos fita de isolamento e folhetos informativos com orientações”.
Praça Max Machado fica no Centro de Medina — Foto: Ascom/Prefeitura
 Praça Max Machado fica no Centro de Medina — Foto: Ascom/Prefeitura
No município, tem outras praças mas o local preferido dos idosos era a Praça Max Machado, que fica na área central. Segundo o Prefeito, eles costumavam chegar por volta das 7h, as 11h saíam para almoçar, tiravam um cochilo e 14h estavam de volta.

“Estamos tomando todas as medidas de prevenção e a nossa maior preocupação é com os idosos. Colocamos carros de som nas ruas com orientações e pedindo para a população ficar em casa. Aos poucos, as pessoas estão mais conscientes e estão ficando dentro de casa”.

O uso de máscaras nas ruas de Medina é obrigatório e vários funcionários da Prefeitura passam o dia fiscalizando se a medida está sendo cumprida.
Arame foi colocado no espaço onde os idosos sentavam — Foto: Ascom/Prefeitura
 Arame foi colocado no espaço onde os idosos sentavam — Foto: Ascom/Prefeitura
Entre as principais ações para conter o avanço da doença, o prefeito destacou a dedetização das ruas, fechamento de igrejas, academias e escolas, além da suspensão do serviço de mototáxi e restrição no funcionamento do comércio, que é fechado as 14h.
“Também mandamos fechar nove locais de acesso à cidade e apenas a entrada principal está liberada, mas com barreira sanitária”, disse o 
prefeito.

Casos em Medina

Medina fica no Vale do Jequitinhonha e tem cerca de 21 mil habitantes — Foto: Ascom/Prefeitura
Medina fica no Vale do Jequitinhonha e tem cerca de 21 mil habitantes — Foto: Ascom/Prefeitura
O município confirmou mais quatro casos da doença no último boletim, divulgado nessa quinta-feira (28.05), e o número subiu para 15. As quatro pacientes são mulheres e estão assintomáticas. Ao todo, foram notificados 41 casos suspeitos.

Onze moradores de Medina testam positivo para Covid-19, diz Prefeitura

Os outros 11 moradores que já haviam testado positivo têm faixa etária entre 18 e 57 anos e estão em isolamento domiciliar.

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatyana Figueiredo Navarro, o município adquiriu testes rápidos com recurso próprio para examinar pacientes assintomáticos que tiveram contato com caso positivo.
“Nesta semana, já realizamos cerca de 50 testes e o objetivo é evitar  o maior número possível de proliferação dos casos”.
Hospital Santa Rita não foi classificado como referência para Covid  — Foto: Ascom/Prefeitura
Hospital Santa Rita não foi classificado como referência para Covid — Foto: Ascom/Prefeitura

Ela esclareceu ainda que o hospital da cidade não foi classificado como referência para Covid-19 e também não tem leitos de UTI. Os pacientes 
que dão entrada na unidade com sintomas da doença, são estabilizados e depois transferidos para os municípios de Itaobim ou Teófilo Otoni. 
De Medina a Itaobim, o percurso é de 42 km e para Teófilo Otoni, 200 km pela BR-116.
Ainda de acordo com a secretária, o município recebeu um recurso do Ministério da Saúde no valor de R$ 230 mil para enfrentamento  da Covid-19 e a maior parte do dinheiro foi investido no Hospital  Santa Rita.
“A unidade não recebeu nenhum recurso porque não é referência, mas decidimos usar mais de 80% do dinheiro para fortalecimento do hospital para termos condições mínimas de atendimento. Adquirimos suporte, medicamentos, EPIs e um respirador”.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário