sexta-feira, 20 de julho de 2018

Prefeitos do Vale se unem para enfrentar crise e garantir salários de servidores

Os prefeitos obtiveram o compromisso do Governador em receber os representantes do Vale do Jequitinhonha em Belo Horizonte, nessa Segunda- Feira dia 23 de Julho.

Foto: divulgaçãoPrefeitos do Vale se unem para enfrentar crise e garantir salários de servidores
Encontro foi realizado em Itaobim e reuniu prefeitos das regiões do Alto Médio e Baixo Jequitinhonha

As cidades do Vale do Jequitinhonha possuem o menor IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) do Estado de Minas Gerais. Nenhuma das 51 cidades apresentam receitas próprias suficientes para se manterem, sendo totalmente dependentes dos recursos repassados pelo Estado e pela União. Com a retenção indevida desses recursos pelo Governo Estadual, as prefeituras vem sendo obrigadas a fazer diversos cortes em serviços essenciais, como saúde e assistência social.

Os prefeitos tem se valido de emendas dos deputados federais e de recursos da União para manter os serviços funcionando. No entanto a retenção indevida dos recursos do Fundeb por parte do Estado, coloca ainda mais dificuldade na vida das administrações municipais; comprometendo o salários dos servidores  e os serviços da Educação. De acordo com os prefeitos as administrações correm risco de entrar em um colapso que vai afetar profundamente a vida de todos os cidadãos.

TRANSPORTE ESCOLAR COMPROMETIDO

Recentemente vários Municípios tiveram que paralisar o transporte escolar e estão agora ameaçados de não conseguirem pagar a folha salarial da educação.

Diante desse quadro as associações comunitárias do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, AMAJE, AMEJE e NOVA AMBAJE, convocaram uma assembleia na cidade de Itaobim, que contou com a presença de mais de quarenta Prefeitos, onde estes e diversos outros assuntos de interesse do Vale foram discutidos. A reunião foi realizada nesta terça-feira (18).


Preocupados com a população de seus municípios e os seus servidores, os prefeitos fizeram contato com a assessoria do Governo do Estado, e obtiveram o compromisso do Governador em receber os representantes do Vale do Jequitinhonha em Belo Horizonte, nessa Segunda Feira dia 23 de Julho as 17:00h no Palácio da Liberdade, a expectativa dos Prefeitos e sensibilizar o Governador, para que diante da crise que assola todo o Estado enxergue de maneira diferente o Vale Jequitinhonha e sua população que até o momento é quem mais sofre os efeitos da crise econômica. 

NOVA ENTIDADE


Prefeitos querem entidade única para representar o Vale do Jequitinhonha
Prefeitos querem entidade única para representar o Vale do Jequitinhonha



Foi decidido por  unanimidade entre os prefeitos e demais autoridades presentes; a necessidade de criação de uma entidade única que represente de maneira comum os interesses de todos os municípios do Vale do Jequitinhonha. A  entidade já ganhou  o nome de UMVALE (União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha), somando a população das 51 cidades essa nova entidade representaria mais de 700.000 (setecentas) mil pessoas, o que seria uma voz forte falando pelo Jequitinhonha, junto aos governos Estadual e Federal.


Reunião ocorreu na quarta-feira (18) em Itaobim
Reunião ocorreu na quarta-feira (18) em Itaobim


Participaram da Assembleia os prefeitos:


Adelino- Francisco Badaró

Ademir Gobira- Almenara

Adhemar Marques- Itinga

Aécio- José Gonçalves

Alencar- Rubim

Antônio- Bandeira

Bim- Jordânia

Carlinhos Barbosa- Turmalina

Charles Vieira- Itaobim

Coca- Jenipapo de Minas

Dauro- Joaíma

Diego- Chapada do Norte

Diogenes- Virgem da Lapa

Dona Fia- Coronel Murta

Dr. Armando- Araçuaí

Emerson- Santo Antônio do Jacinto

Euvaldo Gobira- Divisópolis

Gilão- Cachoeira do Pajeú

Gilberto- Rio do Prado

Gilmar- Comercinho

Guilherme- Serro

Jânio- Felisburgo

Juca do Sindicato- Monte Formoso

Lauro- Presidente Kubitschek

Lazaro- Berilo

Leandro Santana- Ponto dos Volantes

Leo- Jacinto

Luiz Fernando- Itamarandiba

Marcelo- Palmopolis

Marlon- Santa Maria do Salto

Miquinho- Padre Paraiso

Oximane- Salto da Divisa

Ricardo Rocha- Felício dos Santos

Roberto Botelho- Jequitinhonha

Roberto- Mata Verde

Silvana Mendes- Pedra Azul

Tadeuzinho- Capelinha

Teco- Datas

Vavá – Medina

Vavá- Caraí

Warlim- Setubinha

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário