domingo, 8 de julho de 2018

Asfalto e situação da BR-367 serão temas de audiência pública

Falta de pavimentação de trechos que ligam o Vale do Jequitinhonha ao Sul da Bahia preocupa autoridades e moradores.

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne na próxima segunda-feira (9/7/18), às 14 horas, no Auditório, para debater a situação da BR-367 nos trechos que ligam Minas Novas a Virgem da Lapa e Almenara a Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha.
A rodovia foi construída no governo de Juscelino Kubitschek para conectar a chamada Região do Descobrimento, no litoral do Sul da Bahia, a Minas Gerais, chegando até Brasília (DF). No entanto, como muitos trechos são de terra, em vez de unir, ela acaba isolando populações na época chuvosa, quando a estrada fica intransitável.
O deputado Doutor Jean Freire (PT), autor do requerimento para a realização da audiência pública e presidente da comissão, ressalta que a intenção é mobilizar deputados federais para obter esclarecimentos sobre o processo de pavimentação da rodovia e agilizá-lo.
Também serão abordados os entraves para as obras e os benefícios que elas trarão. “Quando há maior acessibilidade entre municípios e estados, aumentamos o turismo, melhoramos a agricultura e potencializamos o comércio”, destaca o parlamentar.
Para contribuir com o debate, foram convidados o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Silveira; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Júnior; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabiano Cunha; prefeitos de municípios do Vale do Jequitinhonha e representantes do Movimento Filhos do Vale.
Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Fonte>: Assembléia Legislativa de Minas Gerais
Espera do Metrô virou Marchinha de protesto.
A espera do asfalto na BR 367 faz mais de 50 anos.
Mereceria uma música de protesto nos carnavais de Minas Novas e de Berilo.
O Bloco Esperando o Metrô, do Barreiro, em Belo Horizonte, fez isso.
A música ganhou o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, no Carnaval de 2018.
Olhaí a Marchinha original:
https://www.youtube.com/watch?v=aEsW8zQWcYI
Autores : João Batera e Dimas Lamounier -- cantor: Mauro Satter.
Fiz uma paródia da letra da Marchinha. 
As alterações de palavras estão destacadas. 
Esperando o asfaltô
"Há tempo tou esperando, esperando o asfaltô/
Eu era criancinha e hoje sou avô (refrão) /
Eu era criancinha de colo/
Quando o Governo anunciou/
Que ele ia chegar a Chapada e Berilô/
Tem mais de 50 anos/
E o asfalto não chegou.
Será que vem? Sei lá!
Acho que não!
Dizem que é culpa da corrupção.
Cadê a verba? Desapareceu!
Será que está em Brasília,
Ou o rato que comeu!"
Nesta segunda-feira, 9 de julho, haverá uma Audiência Pública, na Assembléia Legislativa, em BH, para discutir as Condições da BR 367.
Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário