sexta-feira, 13 de julho de 2018

Araçuaí: Professor é cidadão honorário de dois municípios mineiras


O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal

Foto: divulgaçãoFilho de Araçuai é cidadão honorário de duas cidades mineiras
Engenheiro Josias Filho durante solenidade na Câmara de Divinópolis que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário.
O professor e engenheiro mecânico Josias Gomes Filho, se tornou cidadão honorário de Divinópolis; município polo da região oeste de Minas Gerais e de Nepomuceno; no sul de Minas. Em Divinópolis, a cerimônia ocorreu no último 29 de junho. Em Nepomuceno dia 15 de julho do ano passado.

Quem garante essa honraria é a Câmara de Vereadores. Para se promover alguém como “cidadão honorário, tem que ficar comprovada a contribuição do homenageado ao município.

"Ano passado recebi também o título de cidadão honorário de Nepomuceno, assim sou agora cidadão das duas cidades onde fui diretor do CEFET" comemorou o professor.

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal


Josias Ribeiro com a prefeita de Nepomuceno, Isa Meneses, o presidente da Câmara e o Vereador Mário César.
Josias Ribeiro com a prefeita de Nepomuceno, Isa Meneses, o presidente da Câmara e o Vereador Mário César.



HISTÓRIA

Sexto filho de uma família de 10 irmãos, Josias Ribeiro nasceu no município mineiro de Araçuai no Vale do Jequitinhonha, tendo herdado do pai, o nome, o caráter e a generosidade.

Aos 15 anos mudou-se para Belo Horizonte com o propósito de continuar os estudos. Em 1976 Ingressou na Escola Técnica Federal de Minas Gerais, atual CEFET-MG, como aluno do Curso técnico de Mecânica. Em 1980 iniciou o curso de Engenharia Mecânica pela PUC-MG e no ano seguinte Graduação em Licenciatura Plena - modalidade Mecânica, pelo CEFET-MG, tendo graduado-se em ambos. Engenheiro Mecânico,

Josias Filho trabalhou em Belo Horizonte, Goiânia e Vitoria do Espírito Santo sempre no Setor de Máquinas e Equipamentos de grande porte. Em 1989, prestou concurso público para professor do CEFET-MG em Belo Horizonte, sendo aprovado em 1º lugar para a Cadeira de Mecânica e Projetos de Máquina

Ele é Casado com a Professora Pedagoga Alaide Alves Ribeiro com quem tem dois filhos: O analista de Sistemas Josias Ribeiro Neto e o estudante de Engenharia Civil Luiz Felippe Ribeiro.



Josias Ribeiro recebe o Titulo de Cidadania Honorária das mãos do presidente da Câmara do Município
Josias Ribeiro recebe o Titulo de Cidadania Honorária das mãos do presidente da Câmara do Município


TRAJETÓRIA


 Em 29 anos de atividades no CEFET-MG, exerceu por 13 anos Cargos de Direção em Belo Horizonte, Divinópolis e Nepomuceno.

Nesses quase 30 anos na Instituição lecionou nos Cursos técnicos, de Engenharia Mecatrônica e de Pós graduação. Em 1998, o Professor Josias Filho veio para Divinópolis  como diretor do recém instalado campus do CEFET no município. Junto com a Comunidade local empreendeu  esforços para consolidação da Unidade Federal de Ensino na Cidade que atravessava o pesadelo de ser transformada em Escola do Segmento Comunitário e então perder o seu caráter de oferta de Ensino Público e Gratuito.

Após seis anos de muita luta que envolveu toda a sociedade Divinopolitana conquistou-se junto ao MEC os recursos para Construção da tão sonhada sede própria do CEFET - Divinópolis, finalmente inaugurado em 2010.

Em 10 de abril último e após 35 anos de serviços prestados à nação, 32 deles no magistério, o professor Josias Filho aposentou-se no CEFET-MG com proventos em nível de Doutorado na Carreira do Magistério Federal.



Conselheiro Titular do CREA-MG, pelo segundo mandato consecutivo, o engenheiro Mecânico Josias Filho ocupa atualmente, Cargo de Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia no Estado.

Eleito em 2016, como Vice Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica - ABEMEC - seção Minas Gerais foi reconduzido em abril desse ano para 2º Mandato. Em janeiro de 2018 assumiu também o Cargo de Vice Presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial - FENEMI com Sede em Brasília. É também representante do CREA-MG junto aos Comitês de Bacia Hidrográfica do rios São Francisco e Araçuaí, nomeado para mandatos até 2022.

Desde 2015 é Diretor da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais CUT-MG com mandato até 2019 representando o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas. Em recente indicação pelo CREA-MG passou a integrar a Comissão Permanente de Avaliação do CEFET-MG .

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário