sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Em Minas, Reginaldo Lopes é um dos mais preferidos como deputado federal

Deputado Reginaldo Lopes se destaca com a indicação de 1% do total de entrevistados.
Deputado federal Reginaldo Lopes, ao lado de Dr.Jean Freire, candidato a deputado estadual, ambos devem ter uma votação expressiva no Vale do Jequitinhonha.

Na lista dos preferidos estão filhos de políticos, deputados em mandato e vereadores
Marcelo Aro, jovem vereador de Belo Horizonte, faz parte do time de novatos 
Luís Tibé é campeão das citações na consulta.
Surpresa é a indicação de 0,5% para José Prates, ex-prefeito de Salinas.

PUBLICADO EM 03/10/14 - 11h00, no www.otempo.com.br
CARLA KREEFFT

Pesquisa realizada pelo DataTempo/CP2 de 25 a 30 de setembro em todo o Estado aponta os candidatos a deputado federal mais citados, em consulta espontânea, pelo eleitorado mineiro. Apesar das intenções de votos registradas no levantamento, os postulantes ao cargo mais lembrados podem não garantir uma das 53 cadeiras disponíveis para o Estado na Câmara dos Deputados.

Diferentemente da eleição majoritária, a proporcional depende do cálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Dessa forma, a Justiça Eleitoral precisa esperar a apuração de votos para calcular quantos assentos cada coligação e partido terão direito.

No caso, são somados os votos recebidos por cada candidato e os votos de cada legenda. A regra é usada para garantir a representatividade de siglas menores. A ideia é permitir a participação de segmentos minoritários da sociedade.

Neste ano, Minas Gerais tem 698 candidatos à Câmara, o que resulta em uma relação de 13,1 concorrentes por vaga.

De acordo com a consulta, que entrevistou 2.066 pessoas em todo Estado, o nome mais citado foi o do deputado federal em seu primeiro mandato e ex-vereador de Belo Horizonte Luís Tibé (PTdoB). O parlamentar de 43 anos também é o presidente nacional de sua legenda.

Ainda aparecem na lista nomes que são parentes de políticos tradicionais. São os casos, por exemplo, de Misael Varella, filho do empresário e ex-deputado Lael Varella, e Gabriel Guimarães, filho do ex-deputado Virgílio Guimarães. Celebridades como o ex-jogador de vôlei Giovane Gavio também são lembrados.

Atuais deputados federais também aparecem em destaque na lista como Reginaldo Lopes, Eros Biondini, José Saraiva Felipe, Domingos Sávio, Rodrigo de Castro e Odair Cunha.

Sem verba. Chama a atenção no levantamento a presença de candidatos que não descendem de políticos, nunca foram deputado e possuem apenas o mandato de vereador. Marcelo Aro é um desses nomes.

Um dos políticos mineiros mais jovens na disputa pelas eleições 2014, Aro, desde que assumiu uma cadeira na Câmara de Belo Horizonte, em 2012, optou por não utilizar a verba indenizatória – benefício de R$ 15 mil para custeio de gabinete. De acordo com um levantamento feito pelo O TEMPO, entre janeiro de 2013 e junho deste ano, Marcelo ficou em primeiro lugar no ranking dos parlamentares que mais economizaram.

Marcelo Aro foi eleito o vereador mais jovem da história da Câmara de Belo Horizonte há dois anos, quando tinha 25 anos. Ele tem como bandeiras segurança, e educação.

Registro

Dados. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora. A consulta, que entrevistou 2.066 pessoas em todo Estado, foi registrada na Justiça eleitoral com a identificação MG 00148/2014.
Dados. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora. A consulta, que entrevistou 2.066 pessoas em todo Estado, foi registrada na Justiça eleitoral com a identificação MG 00148/2014.


Dados. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora. A consulta, que entrevistou 2.066 pessoas em todo Estado, foi registrada na Justiça eleitoral com a identificação MG 00148/2014.
Confira o infográfico:

O que achou deste artigo?
2
4
6
8









Nenhum comentário:

Postar um comentário