quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PIMENTEL LEVARÁ PARA O JEQUITINHONHA SECRETARIA QUE FUNCIONA EM BH

Candidato a governador garante que Secretaria para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas é fundamental para o desenvolvimento mais justo e igualitário no estado.
Fernando Pimentel assina compromisso de lutar pela implantação de campus da UFVJM, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha. Na foto, é observado por membros do Movimento a UFVJM é nossa! 

Belo Horizonte (1º de outubro) – O candidato da Coligação Minas Pra Você ao governo estadual, Fernando Pimentel (PT), pretende, se eleito, levar para a região do Jequitinhonha a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.

Hoje, a secretaria funciona em Belo Horizonte, em gabinetes fechados e distante da realidade da população local. Coordenar as ações de órgãos de governo, universidades, escolas técnicas e iniciativa privada será um dos principais papéis da Secretaria.

Segundo Pimentel, é preciso fortalecer tanto a secretaria quanto as ações voltadas para o desenvolvimento dos vales e do Norte de Minas, com foco nas potencialidades locais, para ampliar as oportunidades de emprego e renda para os mineiros da região. Nos últimos 12 anos, observou, nada foi feito pelo governo para diminuir as desigualdades regionais no estado.

“De 2003 a 2011, as regiões que menos cresceram foram justamente as menos desenvolvidas de Minas. Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Rio Doce cresceram abaixo da média estadual nesse período, o que mostra o abandono a que o estado submeteu essas regiões. Não basta criar uma estrutura e não dar a ela condições de atuação”, afirmou.

Para Pimentel, é preciso “prioridade, presença e compromisso para fazer a diferença pela população mais pobre de Minas”. “Para encontrar soluções, é preciso estar perto e saber ouvir. A secretaria tem de funcionar de verdade, o que não ocorre desde que ela foi criada”, diz Pimentel.

Pimentel cita, como exemplo, os agricultores familiares dessas regiões, que precisam de política de acesso à água, doação de kits de equipamentos de irrigação, política de crédito para acesso a equipamentos de irrigação, construção de cisternas, incentivo ao artesanato e acesso ao mercado. “Mas, para saber disso, você precisar estar presente”, completa.

A secretaria, segundo ele, deve respeitar a vocação da região e aproveitar o conhecimento produzido pelas universidades mineiras. É o caso, por exemplo, do Norte de Minas, onde as universidades em Montes Claros, Janaúba e Januária melhoraram as perspectiva de vidas dos jovens da região. Agora, Almenara e Capelinha também terão campus universitário.

Outra atuação nas regiões Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri deverá ter como objetivo utilizar a logística para reduzir as desigualdades regionais e estimular o potencial agropecuário das regiões. Nesse sentido, a ação prioritária será implantar e complementar a construção e manutenção de rodovias que sejam essenciais ao desenvolvimento do Norte e dos Vales.

A gestão das águas também será papel da secretaria a gestão das águas, que irá realizar um amplo diagnóstico geológico, dos lençóis freáticos, nascentes e cursos d’água. Será criado um programa de proteção de nascentes e rios, com destaque para as bacias do São Francisco, Verde Grande e Jequitinhonha.

Ainda nesta área, Pimentel vai criar um Fundo Estadual de Saneamento (FES), concentrando dotações orçamentárias do saneamento que hoje estão dispersas, e um Conselho Estadual de Saneamento (CES), com participação de pelo menos 50% da sociedade civil.

Parte dos recursos do FES será aplicada em subsídios diretos para as famílias mais pobres, permitindo as ligações de água e de esgoto com tarifas socialmente mais justas e promovendo a universalização do atendimento.

Há, por fim, outra ação prioritária, que incluirá os esforços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas: a instituição imediata de um programa de erradicação da extrema pobreza, o Minas Sem Miséria. O programa será gerido por uma Câmara de Gestão Integrada coordenada pelo govenador do Estado.

“O que estamos propondo aos mineiros e mineiras é uma nova forma de governar. Um governo participativo, aberto e presente no dia a dia da população. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas será fundamental neste processo”, garante Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário