segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dilma tem 52%;Aécio 48%, dizem Datafolha e Vox Populi.

Dilma abre 4% de frente ou 5 milhões de votos. 
Aécio tem mais rejeição do que Dilma: 
40% x 39%.
Cientista político aponta mulheres como efeito-mudança de preferência eleitoral.


Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta segunda (20.10) indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) permanece numericamente à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República. Mas o cenário ainda é de empate técnico entre os candidatos; números são semelhantes aos que foram divulgados pelo Datafolha.
Dilma aparece com 46% das intenções de voto totais e Aécio registra 43% da preferência do eleitorado. Em relação à semana passada, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos.
No último levantamento Vox Populi, Dilma registrou 45% e Aécio somou 44%

20 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 21:21, no www.brasil247.com


Brasil 247 - A pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, divulgada nesta segunda-feira (20) indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) permanece numericamente à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República, mas o cenário ainda é de empate técnico entre os candidatos. Os números são semelhantes aos que foram divulgados pelo Datafolha mais cedo (aqui). 

Dilma aparece com 46% das intenções de voto totais e Aécio registra 43% da preferência do eleitorado. Em relação à semana passada, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa — de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No último levantamento Vox Populi, Dilma registrou 45% e Aécio somou 44%. A pesquisa divulgada hoje aponta que brancos e nulos são 5%, e eleitores indecisos somam 5%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando-se brancos, nulos e eleitores indecisos, Dilma aparece com 52% enquanto o tucano soma 48%. É com esses números que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chega ao vencedor da eleição. Também há empate técnico.

Por região

O Vox Populi fez a divisão das intenções de voto totais por região do País. Dilma vence no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, enquanto Aécio tem melhor desempenho no Sul e no Sudeste.

No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 50% das intenções de voto contra 42% do tucano — brancos e nulos são 5% e indecisos, 3%. No Nordeste, Dilma também vai melhor: tem 66% das intenções de voto contra 26% do tucano — brancos e nulos são 3% e indecisos somam 4%.

No Sudeste, onde está o maior colégio eleitoral do País (São Paulo, com mais de 22% dos eleitores brasileiros), Aécio tem 50% das intenções de voto contra 34% da petista. Brancos e nulos são 8%, enquanto 1% não pretende votar e 5% não sabem ou não responderam.

No Sul, de novo, Aécio tem melhor desempenho. O tucano tem 56% da preferência do eleitorado, contra 34% da presidente. Brancos e nulos são 2%, e indecisos somam 8%.

Desempenho de Dilma

A pesquisa também quis saber dos eleitores as impressões sobre a presidente Dilma Rousseff. Para 43% dos entrevistados, a forma de governar de Dilma é “ótima” ou “boa”.

Outros 36% julgam “regular” o desempenho da presidente. Os eleitores que consideram a forma de administrar o País “ruim” ou “péssima” são 21%. Por fim, 1% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre o último sábado (18) e domingo (19) em 147 cidades do País. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01136/2014.

Datafolha VoxPopuli tiveram os mesmos resultados.

Foi divulgada, nesta segunda-feira, a nova pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial. Agora, a presidente Dilma Rousseff aparece numericamente à frente, com 46% das intenções de voto (subiu 3 pontos), contra 43% do tucano Aécio Neves (caiu 2 pontos). No levantamento anterior, Aécio tinha 45% das intenções de voto e Dilma aparecia com 43%.

Nos válidos, Dilma tem 52% contra 48% de Aécio. Na contagem de votos válidos na pesquisa anterior, o tucano tinha 51% contra 49% da petista.

A aprovação ao governo subiu para 42% (subida de 2 pontos). Os que consideram regular são 37% (variou 1 ponto para baixo). Os que desaprovam são 20% (reduziu 1 ponto).

O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum.

Rejeição a Aécio cresce, chegando a 40%.
39% não votam em Dilma de jeito nenhum.

Veja os números:

Dilma
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum - Rejeição
1% - não sabe

Aécio
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum- Rejeição
2% - não sabem

No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55%

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

ANÁLISE DO CIENTISTA POLÍTICO RUDÁ RICCI.
A RESPOSTA SILENCIOSA DAS MULHERES
"Muitos me perguntam qual teria sido o principal fator de virada de Dilma. 
Alguns, perguntam se teria sido o debate de ontem. Acho muito difícil que seja o debate porque teria que ter se alastrado em poucas horas uma avaliação. Pensem que o debate terminou tarde e que a coleta de dados ocorreu durante o dia, não durante esta noite. Como um trabalhador teria chegado a definir seu voto a partir do debate? A mudança ocorreria, no meu entender, amanhã ou depois.
Arrisco um palpite: foi a informação (que Juca Kfouri atestou) que Aécio teria batido em mulher. A maioria dos indecisos é composta por mulheres com mais de 45 anos de idade. Quantas mulheres apanham de seus companheiros e maridos? Trata-se de uma revolta surda, de uma humilhação privada, íntima.
A campanha, neste final, trouxe à tona um drama pessoal. E vinculou ao voto. Acredito que tenha sido decisivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário