quarta-feira, 1 de outubro de 2014

POR QUE AÉCIO DEVE SUPERAR MARINA ATÉ O DIA D.


Tese do voto útil para derrotar o PT acabou. Tucano Aécio Neves descreve forte curva de alta nas pesquisas e encosta em Marina Silva. Candidatura dela derrete em todas as regiões do País e já foi ultrapassada pelo tucano no Sul e há empate técnico no Norte e no Sudeste.
Briga pelo segundo lugar está aberta. Com menor rejeição, maior estrutura partidária e em crescimento no momento decisivo, 
Aécio está pronto para dar um "x" em Marina e cortar a sua frente. 
"As tendências se acentuam no fim de semana da eleição e, especialmente, no dia", diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha.

Brasil 247- 1 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 05:29

Marco Damiani, 247 – Uma manobra de ultrapassagem espetacular e uma chegada definida na última hora estão desenhadas na disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial. Em alta nas últimas quatro pesquisas Datafolha, nas quais recuperou cinco pontos percentuais enquanto a adversária Marina Silva perdeu, na mesma plataforma, nove pontos também em quatro levantamentos, Aécio Neves já deixou Marina, do PSB, para trás na região Sul e está em empate técnico no Norte e no Sudeste.

Para crescer ainda mais, a ponto de desfechar uma virada sobre Marina, o ex-governador de Minas concentra-se nesta última semana no corpo a corpo em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Marina Silva, que nesta segunda-feira 30 fez campanha em São Paulo, num evento para intelectuais, enfrenta problemas que Aécio não tem. A direção do PSB está às turras, com brigas públicas entre o candidato a vice Beto Albuquerque e o presidente Roberto Amaral. Aécio, se ainda não tem o apoio que gostaria de ter dos tucanos paulistas, animou a militância do partido e ouviu, como disse, seu telefone “voltar a tocar”.

Escorregando e caindo em contradições, como a versão desmascarada pela presidente Dilma Rousseff, em debate pela TV, sobre seu voto a favor da CPMF, que na verdade foi contra, Marina é alvo de críticas diárias. O pior para ela é o fato de não estar conseguindo responder a estes desafios da campanha. Prova está no declínio acentuado que ela vem apresentando em todas as pesquisas.

Com uma rejeição apurada pelo Datafolha em 20%, Aécio está à frente de Marina também nesse quesito. Ela não seria votada por 23% do entrevistados da pesquisa divulgada na terça-feira 30.

- As tendências costumam se acentuar no final de semana da eleição e, especialmente, no próprio dia, avaliou o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, a respeito das curvas de Aécio e Marina.

Entre a sexta-feira 26 e a terça 30, a candidata do PSB perdeu dois pontos, contra um alta também de dois pontos de Aécio. Marina caiu nas últimas quatro pesquisas Datafolha e Ibope, Aécio cresceu no mesma sequência de levantamentos. Nessa velocidade, ninguém vai estranhar um apontamento para uma típica situação de empate técnico entre eles já na sexta-feira 3, quando sairá um novo Datafolha.

A estrutura incomparavelmente maior do PSDB sobre o PSB tem tudo para marcar uma  diferença crucial na reta final. Na base, o partido dos tucanos tem uma militância nas grandes cidades como São Paulo e, em particular, Belo Horizonte, que os socialistas nem sonham em contar. Aos pedidos por “garra” transmitidos pelo ex-presidente Fernando Henrique, que antes falava em “não melindrar” Marina, os tucanos estão procurando corresponder num cerco de entusiasmo a Aécio.

O senador tem, porém, sem próprio limites. O ponto mais baixo de Marina, que fez 20% dos votos na última eleição presidencial, pode ser maior que o dele. O melhor resultado de Aécio nos grandes institutos foi de 22%. Se ele resgatar essa melhor performance, provavelmente terá feito o suficiente, de maneira heroico, para passar para o segundo turno. Lá, como circula entre os políticos, ‘é outra eleição’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário