sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Capelinha e Turmalina são destaques no Ranking de crescimento populacional no Vale

Capelinha e Turmalina são destaques no Ranking de crescimento populacional no Vale
Vista aérea da cidade de Capelinha, no Alto Jequitinhonha. Foto: César Paranhos.

Hélio Souza – Gazeta dos Vales, Capelinha - MG

O município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, foi o que mais cresceu nos últimos 7 anos em comparação as cidades polos do Jequitinhonha. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que divulgou no último dia 30 de agosto, a estimativa populacional para 2017.
No ranking do crescimento, Capelinha aparece em primeiro lugar com 8,8%, Almenara com 7,7% seguido de Diamantina 5,1% e Araçuai com 3,7%.
Em 2010, Capelinha era a quarta cidade em número de habitantes. Com o crescimento populacional, Capelinha ultrapassou a cidade de Araçuai e ocupa hoje o terceiro lugar no ranking das maiores cidades do vale perdendo apenas para Almenara e Diamantina.
Turmalina lidera crescimento no Alto Jequitinhonha
Com 9,4%, a cidade de Turmalina foi a que mais cresceu na região segundo os dados do IBGE. O município ganhou mais de 1.700 moradores em 7 anos. No ranking da região, Capelinha aparece em segundo lugar, seguido por Aricanduva e depois por Itamarandiba.
A cidade de Água Boa foi a que registrou redução em sua população perdendo 5,6% em sua população.
A Pesquisa
As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.
As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios. 
O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após 2010.
Fonte: Gazeta dos Vales, de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário