sábado, 11 de março de 2017

Em Almenara, Governador inaugura Creas, lança programa da Cemig e autoriza Voe Minas no município

O governador Fernando Pimentel inaugurou nesta sexta-feira (10/3), em Almenara, no Território do Médio e Baixo Jequitinhonha, a primeira unidade regional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ainda durante o evento, Pimentel assinou despacho autorizando a implementação do Programa Voe Minas no município, além de participar da primeira edição do programa Cemig & Você.

Pimentel ressaltou a importância da região para o estado e destacou a atuação regionalizada do Governo, estando presente em todos os Territórios de Desenvolvimento. Essa é a décima visita do governador à região desde 2015.
“A nossa presença aqui mostra, mais do que qualquer palavra minha, o carinho, o respeito e compromisso que a gente tem com o Vale do Jequitinhonha. Não passa mais do que 40 ou 45 dias sem que o governador do Estado e boa parte do seu secretariado venham ao Jequitinhonha. E nós estamos aqui mostrando que a integração do estado só se dá se o Governo estiver presente em todas as regiões. Então, é com muita alegria que eu estou aqui hoje compartilhando com vocês boas notícias, apesar das imensas dificuldades que hoje o estado tem. Nós estamos trazendo aquilo que é necessário para a vida dos mineiros”, afirmou o governador.
O Creas Regional vai beneficiar uma população estimada em cerca de 35 mil pessoas em situação de risco pessoal ou social, residentes nos municípios de Bandeira, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado e Rubim. O governador esteve no local para conversar com funcionários e usuários da unidade.
“Nós inauguramos aqui o Centro de Referência que é modelo não só para essa região, mas para o país inteiro. Eu convido quem não conhece lá que se desloque para conhecer o local e visitar o centro. A partir de agora nós vamos ter um centro permanente de atendimento das pessoas mais necessitadas em Almenara e outro em Águas Formosas, atendendo à região e aos municípios vizinhos”, disse o governador. Na tarde dessa sexta-feira (10/3) outra unidade do Creas foi inaugurada em Águas Formosas.

O governador também autorizou, na solenidade, a implantação de referências técnicas de proteção especial nos municípios de Águas Formosas, Bandeira, Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Santa Helena de Minas e Umbaratiba. Com isso, os 11 municípios abrangidos pelo serviço ofertado nos Creas Regionais Médio e Baixo Jequitinhonha e Mucuri terão recursos disponíveis para a contratação de técnico de referência da Proteção Social Especial.
O Território do Médio e Baixo Jequitinhonha é o primeiro a receber o equipamento estadual para a oferta de serviços de Proteção Social Especial (PSE) de forma regionalizada, para um conjunto de municípios, e exerce o papel de articulador da proteção social em todo o Território de Desenvolvimento onde o Creas está localizado.
Criada a partir de uma demanda dos Fóruns Regionais de Governo, os Creas Regionais têm como objetivo o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva, sua inclusão no sistema de proteção social e nos demais serviços públicos. Com capacidade de atendimento de 80 famílias ou indivíduos, a equipe do Creas é composta por um coordenador, dois assistentes sociais, dois psicólogos, um advogado, quatro profissionais de nível superior ou médio, dois auxiliares administrativos, um vigia, um motorista e um auxiliar de serviços gerais.

Voe Minas
Almenara, agora, também integra o programa Voe Minas. Durante a cerimônia, Pimentel assinou despacho incluindo o município na ação, desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, que tem como objetivo ligar diversos municípios à capital mineira. Nesta sexta-feira, pela manhã, foi realizado o voo inaugural entre Belo Horizonte e Almenara.
O governador destacou o esforço do Governo em conseguir a realização dos voos. “Com Almenara, agora são 18 municípios atendidos com voos regionais da Codemig. Eram cidades que antes não tinham transporte aéreo regular. O avião está aí e vai servir à população, o que também é importante em casos de urgências”, disse Pimentel.
Cemig & Você
O Cemig & Você é uma iniciativa da Cemig e do Governo de Minas Gerais com o objetivo de levar aos consumidores informações para o melhor uso da energia e promover o desenvolvimento social de todo o estado. A partir da realização do Cemig & Você, a Cemig irá executar o Projeto Energia Cidadã em Almenara, atendendo a uma reivindicação dos próprios moradores. O projeto tem o objetivo de aproximar a empresa das comunidades de baixa renda, levando informações sobre o uso seguro e correto da energia elétrica.
Pimentel aproveitou seu discurso para garantir que o Estado não irá abrir mão dos direitos dos servidores públicos e não irá privatizar as empresas públicas mineiras, como propõe o Governo Federal em seu projeto de ajuste fiscal.

“A nossa Cemig, a Cemig que nós queremos e vamos manter em Minas Gerais, está aqui conosco, enfrentando as dificuldades e ajudando os prefeitos e prefeitas a melhorar a iluminação em cada cidade, a cada família que não tem luz elétrica, modernizar, enfim, fazer aquilo que a gente quer fazer: prestar um serviço público de boa qualidade”, afirmou o governador.
A Cemig está investindo R$ 55 milhões no Energia Cidadã e fará a substituição de 550 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, quatro mil geladeiras ineficientes por outras novas de baixo consumo de energia, 8.400 chuveiros elétricos de alta potência por sistemas de aquecimento solar de água em casa dos conjuntos habitacionais, junto com a Cohab/MG, atendendo em todo o estado a aproximadamente 110 mil famílias ou cerca de 450 mil pessoas.
Em Almenara, serão realizadas visitas para a substituição de 17 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, além da avaliação das geladeiras que se enquadrem nos critérios para posterior substituição, com previsão para fazer a troca de 136 unidades. Durante todo o dia, a Cemig prestará atendimento à população do município para solicitação de serviços e renegociação de débitos, além de exposição sobre o setor energético, distribuição de lâmpadas, sorteio de kits de material escolar e apresentação de teatro.
O diretor-presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, destacou a aproximação da empresa com as pessoas, facilitando o acesso aos serviços e informações. “O projeto Café com as Donas de Casa é fantástico, pois ele orienta os moradores e tira as aflições em situações de falta de energia ou de qualquer problema. Para nós, da Cemig, é de fundamental importância esse programa porque a gente pode também escutar da população suas sugestões para que a gente possa aprimorar os serviços”.
Jequitinhonha
O prefeito de Almenara, Ademir Gobira destacou o esforço do governador em olhar para a região para mudar a atual realidade de dificuldades. “É tempo de olharmos para frente e tentarmos construir uma nova história para esse Vale que, de forma equivocada e distorcida, tem visto seu povo ser reduzido a uma condição de coitados e incapazes”, disse.
O deputado estadual Jean Freire, que representou a Assembleia Legislativa no evento, ressaltou a mudança de atitude da nova gestão estadual. “Nunca na história do Vale do Jequitinhonha um governador esteve 10 vezes na região em dois anos. Isso é ir aonde o povo está. Foi uma promessa de campanha ouvir para governar. E nós precisamos ir aonde os problemas estão, pegar nas mãos das pessoas, pisar no chão”, declarou.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário