terça-feira, 12 de julho de 2016

Famílias que moram no Parque do Cariri, em Salto da Divisa, contam que empresa Grafitte quer retirada das pessoas para explorar minério no local.

Foto: arquivoComunidade denuncia ameaça de mineradora no Vale do Jequitinhonha
O parque é responsável pela preservação de espécies ameaçadas como o monocarvoeiro, maior primata das Américas.
Debater a situação das famílias da Comunidade de Cabeceira do Piabanha, no Parque  Cariri, em Salto da Divisa (Vale do Jequitinhonha), e também a preservação do referido parque. Esses são os objetivos de uma reunião que será promovida pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (12/7/16), no Teatro, às 14h30, em Belo Horizonte.
 O Parque Cariri foi criado com o objetivo de preservar a Mata Atlântica. “No entanto, famílias da Comunidade de Cabeceira do Piabanha vem sofrendo constante ameaça da Mineradora Nacional Grafitte, que pretende explorar a área por ser rica em minério”, denuncia o deputado Jean Freire (PT).
 Segundo o deputado, a mineradora deseja a retirada das pessoas que se abrigam na área do parque, há mais de 60 anos.
 Ele  contou que essas famílias denunciaram ainda que, nos últimos anos, a mineradora pesquisou a área, tirando amostra da terra em diversos lugares. “Foi quando os estudos revelaram que o local possui o minério Grafita, com alto teor de carbono”, afirmou.
 A reserva do Parque Cariri foi criada em 2008. A unidade de conservação ocupa  áreas dos municípios de Salto da Divisa e Santa Maria do Salto e abriga remanescentes de mata atlântica onde vivem espécies ameaçadas de extinção como o monocarvoeiro, maior primata das Américas.
 Convidados
  Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac;
 o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo;
 a defensora pública da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Ana Cláudia da Silva Alexandre; e a coordenadora do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Nivia Mônica da Silva.
 Também receberam convite para participar da audiência a doutora em sociologia e coordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais – Gesta/UFMG, Andréa Luisa Zhouri;
 o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Minas Gerais, Edivaldo Ferreira Lopes;
 o representante dos Moradores da Cabeceira do Piabanha, Nivaldo Moraes Nascimento;
 o gerente industrial da Empresa Nacional de Graffite Ltda, Virgilio Vita Martins;
 a advogada das Brigadas Populares, Isabela de Andrade Pena Corby; e proprietário de fazenda Olinto Herculano Pimenta.
Fonte:ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário