terça-feira, 5 de julho de 2016

Seda entrega 60 títulos de terras rurais a famílias do Vale do Mucuri



Seda entrega títulos de terras rurais a famílias

 do Vale do Mucuri.

imagem de destaque
O lavrador, seu Salvador, que recebeu o título de posse de sua terra na comunidade 
rural de Córrego Mundo Novo

Em junho do ano passado, o trabalhador rural aposentado Salvador Ferreira da Costa foi um dos atendidos no mutirão de recadastramento - uma das etapas do processo de regularização fundiária - em Frei Gaspar, no Vale do Mucuri.
Apto a participar do programa do Governo de Minas Gerais, seu Salvador já comemora o título de posse dos quatro hectares de terra na comunidade rural de Córrego Mundo Novo, onde vive e planta.
“Graças a Deus agora vai melhorar. Tenho 79 anos e estava nesta terra há mais de cinquenta”, conta o lavrador.


Seda/Divulgação

Ele foi um dos beneficiários que participou da cerimônia de entrega de títulos de propriedades rurais, realizada na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, na tarde de sexta-feira (1º/7). Ao todo, 60 documentos foram emitidos, beneficiando famílias de Frei Gaspar, Poté e Teófilo Otoni.
A entrega dos primeiros títulos na região do Vale do Mucuri marca a retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, parado desde 2011. Com a regularização das terras, os agricultores familiares têm acesso a várias políticas públicas, como linhas de financiamentos com juros baixos.
Desde o ano passado, a Seda investiu cerca de R$ 5 milhões para recadastrar 5,1 mil famílias nos territórios do Norte, Mucuri, Baixo e Médio Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Aço e Caparaó.
O trabalho é feito em parceria com a Emater-MG, com a Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), com as prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual, entre outros.
Ao presidir a cerimônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, destacou que o trabalho está apenas começando.
“Vamos nos esforçar cada vez mais para atender uma das principais demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do Estado de Minas Gerais”, disse Professor Neivaldo.
Também participaram da solenidade o vereador Daniel Sucupira; no ato representando a Câmara Municipal de Teófilo Otoni; o deputado estadual Dr. Jean Freire, representando a Assembleia Legislativa, o prefeito de Frei Gaspar, Edson Alves dos Santos, o secretário de Governo, Bruno Balarini, representando a Prefeitura de Teófilo Otoni, o presidente da Câmara Municipal de Poté, Antônio Gonçalves Tavares, o gerente regional da Emater-MG, Sandro Rodrigues da Silva; o diretor do Polo Regional da Fetaemg-MG; Joaquim de Poté.

Fonte; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário