sábado, 10 de outubro de 2015

Bandas de Músicas de Turmalina, Jequitinhonha e Malacacheta são selecionadas


O evento será realizado no dia 22 de novembro (domingo), no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Para a viabilização da apresentação, será concedida, a cada uma das seis bandas selecionadas, uma ajuda de custo no valor de R$ 2,5 mil, totalizando R$ 15 mil em recursos.
O edital é vinculado às ações do Programa Bandas de Minas 2015, realizado pela SEC, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Confira algumas curiosidades sobre as corporações contempladas:
Corporação Musical Lira Perdoense – Perdões/MG
A Corporação Musical Lira Perdoense é a única banda de música do município de Perdões. Em 1985 o conjunto foi convidado a se apresentar em São João Del Rei para executar o Hino Nacional na presença de Tancredo Neves, no momento de sua eleição como Presidente da República. Ainda em 2015, seu primeiro maestro, José Oliveira de Assis, aos 95 anos, passa a batuta ao jovem regente Edevaldo Silva, de 31 anos.
Filarmônica Leopoldino Gandra – Malacacheta/MG
Apresentação da Filarmônica Leopoldino Gandra em Malacacheta – Foto: Divulgação
Com mais de 20 anos de existência, a banda já formou cerca de 100 alunos em teoria musical, mantendo sempre renovado o seu corpo de músicos, sem perder a qualidade. Com 35 integrantes, entre 10 e 65 anos de idade, o grupo é regido por Valdino Alves dos Santos e guarda na sua estante de premiações a conquista da primeira edição do concurso de banda da cidade de Peçanha.
Sociedade Musical União XV de Novembro – Mariana/MG
Na tarde de 15 de Novembro de 1901 Antônio de Pádua Coelho, José Caetano Correa, Augusto Walter, José Antônio Soares, entre outros, se reuniram e fundaram a banda de música. O objetivo era propagar os ideais republicanos frente ao regime monárquico da época.
Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia – Sabará/MG
A jovem comporação, sediada em Sabará, completará em 2016 os seus 15 anos. A meta principal é a formação musical e cultural de crianças e jovens, contribuindo para a ampliação das opções de cultura da região. Atualmente é regida pelo maestro Marcelo Geraldo Umbelino.
Corporação Euterpe Homero Maciel – Turmalina/MG
Criada em 1842, esteve presente em importantes momentos históricos do município de Turmalina. Uma das suas curiosas passagens traz como personagem principal Justino Gonçalves Mendes, que viveu até os seus 135 anos como clarinista da corporação.
Corporação Musical União Itabiritense – Itabirito/MG
Apelidada carinhosamente de Banda Nova, a corporação foi fundada em 1930. Entre os maestros que já passaram pela sua regência, destaca-se José Onofre Neiva, conhecido popularmente como maestro Dungas, comandante da entidade por 50 anos, deixando um rico repertório de músicas e arranjos.
Grêmio Cultural Bartolomeu de Almeida Franca – Jequitinhonha/MG
Banda selecionada como suplente, segundo os requisitos previstos em edital, o Grêmio Cultural foi fundado em 1984. Composta majoritariamente por jovens, o conjunto possui sua identidade marcada pelas suas peculiares interpretações de marchinhas carnavalescas.
Mais sobre o Programa Bandas de Minas 2015
Lançado neste ano pela SEC, em parceria com a Codemig, o programa Bandas de Minas tem como proposta ceder instrumentos musicais de qualidade às corporações musicais. O edital tem o objetivo de garantir a excelência das apresentações mineiras.
Como o desenvolvimento do Estado passa, necessariamente, pela formação cultural, também estão previstas oficinas direcionadas aos músicos e maestros das corporações. Outra novidade do edital deste ano é o critério de ‘Região Territorial’, que visa democratizar o acesso às bandas de todas as regiões do Estado. Trata-se de uma importante diretriz de regionalização do governo Fernando Pimentel, que consiste em estimular a produção cultural mineira por meio das políticas públicas voltadas aos 17 territórios de desenvolvimento.
- See more at: http://www.aconteceunovale.com.br/portal/?p=70768#sthash.y2ZDtqka.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário