segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Conflito agrário em Jordânia é tema de audiência pública

Comissão Pastoral da Terra denunciou ameaças e agressões contra famílias acampadas.

Foto: Radar do ValeConflito agrário em Jordânia é tema de audiência pública
Famílias que vivem no acampamento já foram ameaçadas outras vezes
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na quarta-feira (21/10/15), uma audiência pública para debater os conflitos agrários no município de Jordânia (Vale do Jequitinhonha).
 Requerida pelo deputado Rogério Correia (PT), a reunião será no Auditório da Assembléia, a partir das 9 horas.

De acordo com o deputado Rogério Correia, famílias que vivem no Acampamento Vida Nova reclamam da repetição de atos de violência, sem que se tomem providências para punir os responsáveis. “A queima criminosa de casas de sem-terra acampados tornou-se recorrente. Além disso, eles estão sofrendo inúmeras ameaças de morte", explica o parlamentar.
  
Uma das últimas denúncias de ameaças foi feita pela Comissão Pastoral da Terra em Minas Gerais, que divulgou nota sobre ameaça que os acampados teriam sofrido em 26 de setembro de 2015, feita por Adílson de Oliveira Sousa e outros três homens, aparentemente armados.

Segundo a nota da CPT, Sousa chegou a ser detido pela Polícia Militar, mas foi liberado. Ele é apontado, no mesmo texto, como suspeito de ter colocado fogo em cinco casas das famílias acampadas entre 2014 e 2015.
  
Convidados 
 – Foram convidados o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra-MG), Gilson de Souza; o procurador de Justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários, Afonso Henrique de Miranda Teixeira; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; o comandante do 44º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Almenara, tenente-coronel PM Cláudio da Silva Costa; o delegado de Polícia Civil de Jacinto, Márcio Penedo de Araújo Borba; o promotor de justiça da Comarca de Jacinto, Moisés Batista Abdala; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jordânia, Tereza Pereira Lima; o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Minas Gerais, Edivaldo Ferreira Lopes; e os representantes dos Trabalhadores do Acampamento Vida Nova, Nelcino Ferreira de Oliveira e José Martins de Souza.
Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário