sábado, 17 de outubro de 2015

Uakti que ministrou oficinas musicais em Araçuai anuncia o fim pelo facebook

Com apoio da Natura, o grupo ficou em 2005 cerca de 3 meses em Araçuai, aplicando oficinas musicais para crianças e jovens carentes. As oficinas foram ministradas também em Chapada do Norte e Diamantina.

Foto: divulgação Uakti que ministrou oficinas musicais em Araçuai anuncia o fim pelo facebook
Ao final dos cursos grupo se apresentou com os alunos
Pelo Facebook e alegando problemas internos e pessoais, Marco Antônio Guimarães anunciou na noite desta quinta-feira (15) o fim do grupo Uakti, um dos principais nomes da música instrumental brasileira, reconhecido internacionalmente pela sua inventividade sonora.
Na nota, o líder do grupo, que também contava com os músicos Artur Andrés, Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos, afirma que seu plano A é dar aulas no que ele chama de “oficina de criação”.
 Ele ainda coloca todo o acervo criado nos últimos 45 anos à venda: “Todos os instrumentos, todas as esculturas sonoras, material e método que criei para iniciação musical de crianças, toda a oficina com ferramentas e estoque de material para manutenção dos instrumentos, além de desenhos e projetos de peças que não cheguei a construir”, diz, depois de agradecer as mensagens de carinho que foram enviadas.
 História
Marco Antônio Guimarães estudou música na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Ali conheceu e teve aulas com Walter Smetak, que transmitiu-lhe a paixão pela construção de instrumentos musicais, e Ernest Widmer, que teve influência marcante em suas técnicas de composição.
 Nos anos seguintes, Marco Antônio construiu no porão de sua casa, diversos instrumentos com tubos de PVC, madeira, metais e vidro.
 Em 1978, o músico convidou alguns de seus colegas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais para reuniões na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. Entre eles, estavam os percussionistas Paulo Sérgio Santos e Décio de Souza Ramos, o flautista Artur Andrés Ribeiro e o violoncelista Cláudio Luz do Val . Estes músicos desenvolveram a técnica de execução dos instrumentos e formaram o grupo. Marco Antônio Guimarães se tornou o principal compositor e arranjador.
 A maoria dos instrumentos construidos pelo grupo é de tuvos PVC e vidros.
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário