quarta-feira, 17 de junho de 2015

Governador Pimentel vem ao Vale anunciar o Território de Desenvolvimento do Baixo-Médio Jequitinhnha

Nesta quinta-feira, 18.06, em Araçuaí, Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentado será instalado.
Espera-se a participação de mais de 400 pessoas de 31 municípios do Baixo e Médio Jequitinhonha. 


O Governo de Minas Gerais está implantando uma forma diferente de governar, abrindo um espaço de debate de propostas, elaboração de diagnóstico regional e apresentação de políticas públicas, com participação intensa da sociedade e  das lideranças institucionais de cada região.

Nesta quinta-feira, 18.06, o Governador Fernando Pimentel, acompanhado de boa parte de seu secretariado, faz o lançamento do Fórum Regional do Território Baixo/Médio Jequitinhonha, na cidade de Araçuaí, no Planalto Tênis Clube, com a participação de cerca de 400 lideranças regionais de 31 municípios desta área nordeste de Minas.

Esta primeira fase terá a apresentação de diretrizes e metodologia dos Fóruns Regionais, seu funcionamento, sua organização e seu poder consultivo. As atividades têm início às 9 horas com o credenciamento, vindo logo após a abertura com a composição de Mesa Diretora. O Secretário de Governo, Odair Cunha, fará uma breve explanação da proposta política de planejamento participativo e a importância da população estar sendo ouvida. Terá uma fala também o anfitrião prefeito de Araçuaí e presidente a AMEJE - Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, além de um representante dos movimentos sociais 
( MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Fetaemg, mulheres, Ação Popular da Juventude, ASA - Articulação do Semi-Árido e outros).

O Governador Fernando Pimentel falará do seu compromisso de realizar um governo participativo, com compromisso em combater as desigualdades sociais e regionais, ouvindo a população para depois decidir.
Falará que as propostas aprovadas servirão de base para a elaboração do PPAG - Plano Plurianul de Ações Governamentais, além de subsídios para o planejamento a longo prazo com a a confecção do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado -PMDI.

Haverá um intervalo de 90 minutos para a realização do almoço que se dará no local, de forma gratuita, para os participantes do evento, quando haverá apresentações artístico-culturais de grupos do Território. 




A partir das 14 horas, o Secretário-adjunto da SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão, Wieland Siberschneider, e o Coordenador Geral dos Fóruns, Fernando Tadeu David, farão explanação sobre o funcionamento do Fórum, suas regras, seu poder e suas atribuições. 

A partir deste momento, haverá abertura de uma Plenária para se tirar dúvidas e aprovar apontamentos para o trabalho de cerca de um mês.

Segunda fase será em Almenara
Várias lideranças políticas, sindicais e sociais do Baixo Jequitinhonha vem se mobilizando para reivindicar do Governador Fernando Pimentel a decisão de realizar a segunda fase do Fórum, na cidade de Almenara, a se realizar no dia 27.07.

Um documento foi enviado à coordenação dos Fóruns com esta reivindicação e com a proposta de melhor representação do Baixo Jequitinhonha.

Na próxima fase, haverá uma compilação de propostas feitas pelos cidadãos e entidades, constituindo um diagnóstico e prognóstico da região.
Serão realizadas eleições para a formação de um Comitê Territorial, com cerca de 60 pessoas, que se dividirão em diversas tarefas em grupos de trabalho e áreas temáticas.

O Coordenador Geral dos Fóruns, Fernando Tadeu David, concorda que o Fórum deva ser itinerante, com realização de plenária e reuniões em diversas cidades do Pólo.

O deputado estadual Jean Freire (PT), majoritário no Território, com mais de 33 mil votos,  publicou convite, convidando toda a população da região a participar do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário