sexta-feira, 26 de junho de 2015

Criatividade desperta hábito de leitura em crianças de Coronel Murta

Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo projeto " O Fantástico Mundo da Leitura " que envolve professores do ensino fundamental do município

Foto: divulgaçãoCriatividade desperta hábito de leitura em crianças de Coronel Murta
Professores interpretam personagens dos clássicos contos de fada na Escola Rossana Ferreira Murta
 Era uma vez....professores  da rede municipal  de Coronel Murta, que encorporam personagens de contos de fadas, entre outras técnicas criativas,  estão  motivando mais ainda os alunos das series iniciais do ensino fundamental para a prática da leitura.

Na última terça-feira (16) personagens clássicos da literatura infantil como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Aladim, entre outros, saíram das páginas dos livros infantis e se misturaram com os alunos da Escola Municipal Rossana Ferreira Murta para apresentação teatral. A criançada foi ao delírio, principalmente com a roupagem  característica de cada personagem.

A idéia de recontar historias  através de estratégias diversas de apresentação,  estão  provocando  prazer e entusiasmo nas crianças. “Os alunos possam a interagir entre si, buscando cada vez mais despertar o prazer pela leitura,  pois ela é fundamental no ensino-aprendizagem e também  amplia horizontes”, observa a professora Luciana Caires, participante do projeto.


Crianças participam de piquenique literário às margens do rio Jequitinhonha
Crianças participam de piquenique literário às margens do rio Jequitinhonha
 A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo com que algumas delas não consigam  ter acesso à escrita. 

Preocupados com a situação, técnicos da secretaria municipal de Educação criaram o projeto “ Embarque na aventura doFANTÁSTICO MUNDO da leitura”, que teve início em abril e segue até o final do ano quando todos os alunos  do ensino fundamental das escolas municipais apresentarão seus trabalhos. A rede pública municipal tem cerca de 1.300 alunos.

“O aluno leitor é autônomo e crítico. Isso tudo é muito importante para o incentivo do trabalho cotidiano de leitura em nossa escola”, afirma Naide Freire Murta, diretora da Escola Municipal Rossana Ferreira Murta que possui em torno de 600 alunos. Ela disse que o próximo passo é a criação do jornalzinho da escola e do grêmio literário nas turmas de 4º e 9º anos.

Professores usam técnicas teatrais para motivar as crianças para o hábito da leitura
Professores usam técnicas teatrais para motivar as crianças para o hábito da leitura
Além do teatro, estão sendo desenvolvidas outras atividades como rodas de leitura, sarau literário, piquenique literário, chá de leitura, recitação de poemas e contos, mala de leitura e bolsa de histórias.

“É muito importante também,  que pais e professores assumam o papel de incentivadores da leitura de seus alunos e filhos, pois o desenvolvimento do ato  ocorre principalmente quando a criança interage com leitores maduros, que lêem para ela e com ela, permitindo-lhe familiarizar-se e envolver-se com o que lê”, diz Uilma Caires, secretária municipal de Educação e entusiasta do projeto.
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário