A centralidade dos humildes da Terra: a propósito do discurso de Lula
Esta reflexão foi motivada pelo discurso do ex-presidente Lula encerrando a abertura do 6º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores no dia 1º de junho de 2017 em Brasília. Faço-o como observador interessado no projeto social que o PT em parte realizou nos oito anos de seu governo. Não sou filiado ao partido, pois, estimo que partido é sempre parte e tarefa do intelectual-pensador é tentar pensar o Todo e menos ocupar-se das partes que sempre são muitas, não raro, contraditórias.
Três pontos me chamaram particularmente a atenção.
O primeiro deles é o caráter de classe do partido. Está no seu nome Partido do Trabalhadores. Quer dizer, propõe-se representar as grandes maiorias do país compostas pela classe dos trabalhadores do campo e da cidade, aqueles que dentro do sistema do capital vivem de salários (venda de sua força de trabalho manual ou intelectual). Isto não significa que se fecha somente a estas grandes maiorias. É aberto a todos os que assumem as principais demandas dos trabalhadores que é ter trabalho, ganhar um salário decente, trabalhar em condições adequadas, lutar pela justiça social para diminuir o perverso fosso das desigualdades sociais e poder organizar-se em sindicatos para melhor defender seus direitos e ter mais força na negociação com os donos do capital.
Lula enfatizou o caráter nacional do PT. Em sua grande maioria, os partidos no Brasil têm sua base nos estados da federação e representam as forças hegemônicas locais. Pensam o regional e não o nacional. O PT nasceu pensando o nacional, vale dizer, o Brasil como projeto de nação soberana, autônoma que rompeu com o substrato escravocrata, colonial, neocolonial e dependente das grandes potências que hegemonizam o curso do mundo. O PT desenvolveu a consciência de que temos uma base ecológica, geopolítica, econômica, populacional e cultural que nos concede elaborar um projeto próprio de nação soberana que, junto com as demais nações, ajuda a definir os rumos incertos da humanidade, agora numa fase nova de sua história, a fase da planetização, fase de certa forma dramática por causa do aquecimento global e do grito da Terra super-explorada pelo nosso modo de produção e consumo depredador e perdulário, de bens e serviços naturais. O futuro de nossa espécie e de nossa civilização está em jogo.
Lula enfatiza que é o primeiro partido de caráter nacional e que se propõe a pensar o país como um todo e no interesse de todos, a partir dos interesses das grandes maiorias historicamente penalizadas. Cabe reconhecer, como o mostraram nossos historiadores, dando relevância a José Honório Rodrigues e a Raymundo Faoro: os partidos dominantes pensaram um Brasil menor, buscando primariamente seus interesses e não o interesse comum doe todo o povo brasileiro. Nunca houve um projeto que incluísse os milhões de excluidos, marginalizados e considerados, pela classe dominante, herdeira da mentalidade da Casa Grande, como jeca-tatus, que "lhes negou direitos, arrasou sua vida e logo que os viu crescer lhes negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-los de novo na periferia, no lugar que continua achando que lhes pertence"(Rodrigues, Conciliação e Reforma no Brasil, 1965, p. 14-15). Não está se repetindo esta tragédia com as atuais medidas do atual "governo", de uma forma ainda mais radical, desmontando, uma a uma, as conquistas de anos de trabalho politico e social?
O segundo ponto é de grande relevância ética e política. Trata-se do núcleo central do projeto politico do PT: dar centralidade aos humildes da Terra. Ao falar do projeto que deve ser novamente pensado, incrementado e consolidado no Congresso não começou com a idéia arrogante do Brasil grande, potência industrial e campeã na exportação de commodities. Começou com os hmildes da Terra: com os indígenas a quem devemos preservar e devolver as terras invadidas pelo agronegócio; começou com os quilombolas a quem devemos reconhecimento por sua luta de subsistência, por suas terras e vilas; começou pelos negros que, aos milhões, foram feitos "peças", carvão para queimar nas usinas de produção; voltar-se para a Africa não é apenas para pagar uma dívida histórica impagável, mas praticar a solidariedade para que possa melhorar as condições de vida de suas populações com aquilo que nossas instituições científicas ligadas à agricultura produziram com alta qualidade; começou pelas mulheres ainda discriminadas pelo patriarcalismo, apesar de toda a sua contribuição dada ao desenvolvimento do país; começou pelos Sem Terra e sem Teto que buscam terra para trabalhar, produzir e viver com uma democracia levada ao campo e às periferias; começou com os catadores de material reciclável que sempre apoiou (e se comeveu ao lembrá-los) liberando alguns milhoes de reais para que melhorassem suas condições de trabalho; começou com os trabalhadores em geral, obrigados a aceitar baixos salarios para permitir uma maior acumulação das oligarquias que controlam grande parte de nossa economia; por fim, começou por dizer que devemos incluir os empresários, que criam empregos e produzem e que sintam sua responsabilidade na construção de uma nação mais justa e igualitária.
Qual o significado deste tipo de discurso? É dar primazia à pessoa humana. Essa opção revela a inegável dimensão ética da política, que já para Aristóteles ética e política eram sinônimos. Governar não é administrar a economia, controlada pelo mercado, mas cuidar do povo, da qualidade de sua vida e de sua alta dignidade. Gandhi dizia que política é um gesto amoroso para com o povo, o cuidado para com a coisa comum. Isso foi proposto como o núcleo essencial de um projeto politico a ser concretizado pelo PT e seus aliados.
Mas isso dificilmente se consegue, enfatizou o ex-presidente – esse é o terceiro ponto - se não houver educação generalizada. Proferiu os maiores elogios à importância decisiva da educação para gestar um país soberano e justo. Dai as muitas iniciativas que os governos do PT inauguraram para permitir que os pobres, negros e marginalizados fizessem cursos de profissionalização e pudessem ingressar nas universidades.
Por fim, conclamou a todos para serem criativos. Não se trata de repetir o que já foi feito, mas de reinventar novas formas de fazer política social com participação popular, aproveitando as boas experiências realizadas e projetar novas que visem mais inclusão, mais senso de cidadania e de dignificação da vida humana.
Por ultimo, fez apelo da importância política da esperança. Quem alimenta esperança não aceita a resignação, dispõe-se a lutar para a projeção de um novo horizonte; a esperança deslancha energias escondidas que podem criar uma nova paisagem e dar a vitória. A esperança é o motor da história e das mudanças.
Se o PT chegar novamente ao governo central, pelo voto popular e por vontade da maioria da população é para encontrar uma saída da crise, já que as classes dominantes que se apoderaram do poder, estão perdidas em sua voracidade de acumulação à revelia da grande maioria dos cidadãos e, atônitas, não sabem encontrar uma saída promissora da crise em que todos estamos metidos, mas cujas principais vítimas são os historicamente sofredores aos quais não nos é permitido impor-lhes cargas ainda mais pesadas. Seria demasiada desumanidade, pois é isso que estamos verificando com as medidas desastradas na atual administração. Um PT renovado e purificado de seus erros, defeitos e limitações, pode propor-se à sociedade como um caminho que nos pode nos desanuviar o horizonte e oferecer-se como um caminho politico de um desenvolvimento sustentável porque mais participativo, justo onde, no dizer de Paulo Freire, não seja tão difícil o amor.
Leonardo Boff é teólogo e escritor. Autor de diversos livros sobre religião, meio ambiente, ecologia, Igreja Católica, cristianismo. Publicou A Águia e a Galinha; Igreja, Carisma e Poder; Ética da Vida;
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