domingo, 30 de abril de 2017

TURMALINA: CONCERTO PARA FRANCISCO ( O PADRE O POETA E O CANTADOR )

Poeta Gonzaga Medeiros, Cantador Saldanha Rolim e o Padre Nereu.
Texto e fotos de Hugo Jansen
“O Padre, o Poeta e o Cantador” é um recital poético-musical, onde se encontram três personagens diferentes: o padre, um poeta e um cantador, ligados pelo conteúdo cultural manifesto através da literatura, musicalidade e religiosidade do povo brasileiro. 
Este espetáculo é composto por um diversificado repertório de músicas populares brasileiras, que fazem alusão aos costumes e à religiosidade popular. São de domínio público, músicas como “Cálix Bento, “ Devotos do Divino, Súplica Cearense e outras composições musicais criadas pelo músico Saldanha Rolim, especialmente para este concerto. 
O espetáculo é intercalado pela recitação de poemas de autoria do poeta do Vale, Gonzaga Medeiros, profundo conhecedor dos costumes e forma de ser do povo do Vale do Jequitinhonha. A sua poesia caminha lado a lado com a cultura popular, às vezes denunciando, e, às vezes, reverenciando a forma de ser do povo. 
Pequenos trechos de textos de autoria de São Francisco de Assis também são declamados pelo Padre Nereu, diamantinense, que também é músico saxofonista. 
O espetáculo foi concebido para ser realizado com cerca de 50 minutos de duração. 
Em Turmalina , dia 28 de abril 21 horas, na porta da Igreja Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário