sexta-feira, 7 de abril de 2017

Senai encerra suas atividades em Araçuaí, após 12 anos de funcionamento


Escola era importante referência na formação de mão de obra e geração de renda. A maioria dos prejudicados é de jovens e adolescentes.

Foto: Gazeta de AraçuaiSenai encerra suas atividades em Araçuaí após 12 anos de funcionamento
Prédio localizado no centro da cidade, foi adquirido da CEMIG, pela prefeitura, em 2014

As luzes se apagaram nesta quinta-feira (06.04) .Após 12 anos de  atividades, a unidade do SESI/ SENAI- Serviço de Aprendizagem Industrial,- em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, fechou suas portas . Durante esse tempo, a escola ofereceu cursos na área de aprendizagem industrial e qualificação profissional.

Pedreiro culpa classe política pela falta de empenho em impedir fechamento da escola.
Pedreiro culpa classe política pela falta de empenho em impedir fechamento da escola.


“Revoltante e triste. Onde estavam os políticos? Só lembram do povo em épocas de eleições. Faltou mobilização e vontade política para impedir “ . Este foi o desabafo do pedreiro Renilson Dias da Costa,  de 43 anos, residente em Araçuai, , ao saber do fechamento da Unidade. “ Fiz meu curso de pedreiro naquela escola. É um absurdo assistir este fechamento. Eram professores qualificados, atendimento ótimo. Fechar a escola é apunhalar o peito do povo”, desabafou o pedreiro.

A crise econômica e a queda na arrecadação da contribuição das indústrias  foi o argumento utilizado pela direção, para justificar o fechamento da unidade.

 As duas últimas turmas de 40 formandos,  foram as de técnico em administração e eletrotécnica. A formatura será realizada na noite desta quinta-feira (06.04) no auditório da Câmara Municipal.

Triste fim

A maioria dos prejudicados é de jovens e adolescentes que via na escola uma saída para  adquirir uma  formação profissional.

“ Vi  em 2009, grupos organizados,  a maioria de jovens, vestidos de preto, saírem às ruas para protestarem contra a  não realização pela prefeitura, da Micareta, o carnaval temporão de Araçuai,  e não vi estes mesmos grupos, protestarem contra o fechamento de uma escola tão importante como esta”, lembrou Wemerson Brito, de 33 anos, técnico em informática e pai de dois filhos adolescentes.

A unidade em Araçuaí, foi inaugurada em setembro de 2005, e contou com a participação do então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, do senador Helio Costa e de Márcio Lacerda. eleito prefeito de BH em 2008, além de lideranças regionais.

Desde sua inauguração , pelo menos 4 mil jovens e adultos passaram pela escola.

“Numa comunidade onde a vulnerabilidade social é enorme e os jovens entram cada vez mais cedo para o tráfico, fechar uma unidade do Senai, que além dos cursos ainda ajudava com bolsas de estudos, é decretar de vez a falência social  em nossa cidade“, lamentou  Wemerson Brito.

A gerente das Unidades do SENAI de Araçuai e Turmalina, Maria Etelvina Andrade, informou que todas as contribuições para manutenções das unidades são provenientes da indústria.

“Não temos nenhuma ajuda dos governos estadual, municipal e federal”, disse ela.

Ao todo, existem cerca de 90 unidades do SENAI em Minas Gerais.

“ É triste assistir o fechamento de uma unidade como esta. Sou filha do Vale do Jequitinhonha, onde tudo chega com muita dificuldade. O SESI/SENAI, ajudou muito a região na formação da mão de obra para a geração de renda e emprego”, lamentou Etelvina Andrade,


A unidade de Araçuai tinha um custo anual de cerca de R$ 2 milhões.  “ Era um dinheiro que também circulava no comércio local, já tão afetado pela crise”, lembrou um lojista,
.
E agora?

Prédio pertence à prefeitura, que não explicou o que vai instalar no local.
Prédio pertence à prefeitura, que não explicou o que vai instalar no local.

O prédio onde funcionou a unidade, localizado no centro da cidade, pertencia à CEMIG e foi adquirido pela prefeitura  em dezembro de 2014  por   R$ 530.375,00


Em nota,  Prefeito  de Araçuai, Armando Jardim Paixão (PT)  lamentou  o encerramento das atividades da unidade Sesi/Senai . “A unidade sempre se destacou no quesito de ensino, em especial o ensino técnico. A administração nunca poupou esforços no auxilio do desenvolvimento da educação no município e acredita que a educação seja fundamental para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro da sociedade”, destacou a nota..

A nota não especificou o destino que a prefeitura pretende dar ao prédio, nem esclareceu que tipo de esforços foram feitos para evitar o fechamento da escola.

Móveis e equipamentos foram retirados do prédio nesta quinta-feira (6)
Móveis e equipamentos foram retirados do prédio nesta quinta-feira (6)


Desolação

A gerente da Unidade informou que todo o patrimônio móvel, a exemplo de máquinas, livros e computadores, serão enviados para outras unidades do SENAI instaladas em Uberlândia, Três Marias e Paracatu.

Em Araçuai,O SENAI chegou a ter 20 funcionários, que foram dispensados. " Não volta nunca mais", profetizou  um auxiliar de serviços, ao falar do fechamento da escola . Ele trabalhava na mudança dos móveis e equipamentos que foram retirados do prédio, na tarde desta quinta-feira (6).

Fonte: Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário