domingo, 4 de setembro de 2016

Quatro escolas de Salinas, Curral de Dentro e Fruta de Leite foram as mais votadas em mais um Desafio Transforma

Elas vão receber uma réplica da tocha olímpica.Entre as 10 escolas brasileiras que irão faturar uma réplica da tocha olímpica, seis são de Minas Gerais

Foto: divulgaçãoDuas escolas de Salinas foram as mais votadas em mais um Desafio Transforma
Bandeira criada pelos alunos e servidores da Escola Osvaldo Prediliano Sant’Anna
 Mais uma vez, as escolas mineiras foram destaque no Desafio Transforma, organizado pelo programa Educação do Comitê Rio 2016. 


No Desafio da Trégua Olímpica, os estudantes foram desafiados a criarem uma bandeira e uma mensagem de paz para realizar um “bandeiraço” virtual.
 Entre as 10 escolas brasileiras que irão faturar uma réplica da tocha olímpica, seis são de Minas Gerais. Ao todo, foram recebidas bandeiras de 645 escolas de todo o país e no período de votação foram computados mais de 200 mil votos.

 Entre as 10 escolas mais votadas, a com maior número de votos é mineira. A Escola Estadual Doutor Osvaldo Prediliano Sant’Anna, do município de Salinas, no Vale do Jequitinhonha, conquistou 7.735 votos. Na escola, a bandeira foi feita com a ajuda de alunos e servidores, como conta a diretora Cristiane Fernandes Marques Monção. “Cada um foi dando ideias e formamos a nossa bandeira”, afirma.

 A diretora da escola também ressalta o que contribuiu para que a escola se destacasse no Programa Transforma. “Cada ano a gente propõe um projeto na escola e como 2016 é ano olímpico batizamos as salas com os nomes de atletas e ornamentamos toda escola. A escola se envolveu nessa onda olímpica e quando veio o desafio já estávamos preparados por causa desse projeto. Foi um envolvimento muito grande da comunidade escolar”, conta. 

A Escola Estadual Veríssimo Teixeira Costa, em Curral de Dentro (Norte de Minas), também se destacou no desafio. A escola recebeu 3.645 votos. A frase utilizada pela escola foi “O esporte abre portas para a cidadania na busca pela igualdade e pela paz. Juntos podemos mais na busca pela paz”, lema que é utilizado no dia a dia da escola. “Estamos utilizando essa frase como lema. Ela representa o intuito de união entre alunos, professores e toda comunidade escolar”, explica o professor de Educação Física, Sávio Gomes Santos. 

As escolas mineiras já haviam se destacado em um desafio anterior do programa Transforma. Em novembro de 2015, entre as 10 escolas escolhidas no Desafio do Revezamento, cinco eram mineiras. O desafio consistia em construir uma réplica criativa da tocha olímpica com materiais selecionados pelos próprios alunos, acompanhadas de uma frase relacionada à paz, com o máximo de 140 caracteres e lançadas no Facebook.

 Entre as escolas que se destacaram no Desafio do Revezamento, três voltaram a conquistar espaço no Desafio da Trégua Olímpica. A Escola Estadual Doutor Osvaldo Prediliano Sant’Anna e a Escola Estadual Professor José Miranda, ambas em Salinas, e a Escola Estadual Paraisense, de São Sebastião do Paraíso.
 Confira abaixo as escolas vencedoras
 1. Doutor Osvaldo Prediliano Sant’Anna – Salinas (MG) – 7.735 votos

 2. Professor José Miranda – Salinas (MG) – 6.126 votos

 3. Santo André – São José do Rio Preto (SP) – 4.220 votos

 4. Isidoro Battistin – São Bernardo do Campo (SP) – 4.206 votos

 5. Barão de Jacareí – Jacareí (SP) – 3.937 votos

 6. Aníbal Gonçalves das Neves – Fruta de Leite (MG) – 3.862 votos

 7. Verissimo Teixeira Costa – Curral de Dentro (MG) – 3.645 votos

 8. Santo André – Jaboticabal (SP) – 3.625 votos

 9. E. E. Professor Lívio de Castro Carneiro – Ubá (MG) – 3.320 votos

 10. Paraisense – São Sebastião do Paraíso (MG) – 3.320 votos
  
Programa Transforma
 Em Minas Gerais, o Programa Transforma é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A iniciativa visa oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar.
 Em todo o Estado, 2.162 escolas estaduais participam da iniciativa.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário