sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Comunicação para Mobilização Social para o Vale do Jequitinhonha

CICLO FORMATIVO EM COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL


Edição especial para grupos, coletivos e entidades dos Vales do Jequitinhonha, do Aço e do Rio Doce.

Inscrições gratuitas terminam neste domingo, 18 de setembro.


A Associação Imagem Comunitária (AIC) tem a alegria de convidá-lo (a) a participar do Ciclo Formativo em Comunicação para Mobilização Social.  Coletivos populares, movimentos sociais, entidades do terceiro setor e grupos das regiões dos Vales do Jequitinhonha, do Aço e do Rio Doce poderão se inscrever para participar ainda este ano do processo formativo. O Ciclo integra as atividades do projeto Agência de Comunicação Solidária, com recursos do Fundo Nacional de Cultura.
Serão oferecidas quatro formações em modelo semipresencial nas áreas de: “Mobilização, articulação social e práticas comunitárias”; “Criação Gráfica e práticas de mobilização”; “Mobilização de recursos” e “Gestão estratégica e design para redes sociais”. Cada minicurso terá duração de 3 horas /aula, além da continuidade da formação em plataforma de ensino à distância.
Os encontros presenciais das oficinas serão realizados em Belo Horizonte, MG, nos dias 21 e 22 de outubro. O transporte, alimentação e hospedagem dos participantes serão totalmente custeados pela AIC. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições estarão abertas entre os dias 13 e 18 de setembro.


EDITAL DE PARTICIPAÇÃO
PARA SE INSCREVER:
Não se esqueça de completar as duas sessões do formulário (a primeira é composta pelos dados pessoais e a segunda pela carta de intenções)
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES :
1. Ser representante de algum grupo, coletivo, entidade ou movimento nas regiões do Vale do Jequitinhonha, do Aço ou do Rio Doce. (Representantes das cidades Jequitinhonha, Itaobim, Padre Paraíso, Capelinha, Governadora Valadares, Ipatinga, Timóteo, Resplendor, Conselheiro Pena e Aimorés, terão prioridade no processo seletivo, devido a especificidades do financiamento do projeto).
2. Ter disponibilidade entre os dias 20 a 22 de outubro para deslocamento e dedicação em tempo integral a todas as oficinas propostas.
3. Ter disponibilidade para conclusão do curso por meio de plataforma de ensino à distância, com duração de uma hora para cada oficina.
4. Demonstração na carta de interesses da possibilidade de aproveitamento e reverberação dos conhecimentos adquiridos na formação
5. Ordem de chegada das inscrições
6. Representatividade de cidades das regiões contempladas no projeto
7. Os representantes de cada grupo receberão certificação da AIC pela participação nas formações. Além disso, o grupo passará a integrar a “Rede de Comunicação Solidária” da AIC, recebendo sempre novas oportunidades de qualificação, informações e novidades nas áreas de comunicação, cultura, arte, educação e cidadania, além de poder compartilhar nessa rede as ações e demandas de seu grupo.
As inscrições e participações em todas as oficinas são gratuitas.

EMENTA DAS OFICINAS
Oficina de Mobilização, articulação social e práticas comunitárias
A oficina trará discussões sobre os conceitos básicos para a articulação comunitária em prol de uma causa como o mapeamento de atores sociais estratégicos, fluxos de comunicação e repertórios socioculturais locais. Os participantes serão convocados a colocar em prática o planejamento de ações para mobilização, por meio da criação de esquemas visuais, levando em conta os fatores de mobilização de uma comunidade (identificação, coletivização e vinculação). Por meio da dinâmica realizada durante o workshop e das discussões trazidas no grupo os participantes poderão pensar em ações para potencializar a articulação em prol da mobilização social por suas causas.
Oficina de Criação Gráfica e práticas de mobilização
Criar elementos de identificação com uma causa é um dos pontos essenciais no processo de mobilização social. Esses elementos podem ser sonoros, simbólicos e podem também ser visuais! Nesta oficina iremos abordar o processo de criação gráfica de elementos visuais de identificação e seus possíveis usos para práticas de mobilização.  Os participantes serão convocados a colocar a mão na massa e experimentar de maneiras práticas criações e reproduções de elementos de identidade visual.
Oficina de Mobilização de recursos
A mobilização de recursos é um processo amplo, que envolve práticas diversas. Nela, estão implicadas desde a realização de bazares e eventos beneficentes até a captação realizada por meio da abordagem de possíveis patrocinadores, por meio eletrônico e, principalmente, presencial. A oficina vai discutir as possibilidades de atuação no campo da mobilização de recursos, assumindo como foco a exploração de editais de fomento abertos por instituições públicas e privadas. A proposta é fornecer aos participantes insumos para ampliar suas competências para a elaboração de projetos, além de discutir as exigências mais comuns nos principais editais no campo da cultura e da mobilização social.
Oficina de Gestão estratégica e design para redes sociais
O Facebook tem sido um instrumento importante de disseminação de informações das entidades e de relacionamento com variados públicos de interesse. No entanto, essa ampla utilização pode ser potencializada se tratada de forma mais estratégica atentando-se para o que dizer, como organizar a informação, como se comporta o público seguidor, dentre outras coisas. O objetivo da oficina “Gestão estratégica e design para redes sociais” é oferecer elementos para uma avaliação crítica sobre a utilização dessa ferramenta de comunicação com vistas ao aprimoramento do seu uso por grupos, coletivos, movimentos e entidades comunitárias. Além disso, o curso abordará também a produção autônoma de peças gráficas para divulgação de eventos, criação de post-imagens, memes e etc. Neste curso serão tratas algumas noções básicas de design e da comunicação visual como composição, forma, direção e exercitadas maneiras simples de criar peças visuais sem a necessidade de programas mais robustos ou conhecimentos aprofundados na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário