sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Capelinha: Tadeuzinho lota a Praça do Povo, faz vira-vira e caminha pra vitória

Mais de 8 mil pessoas aplaudem e deliram com o novo fenômeno político de Capelinha.
Parte dos apoiadores de Edir Neves abandona a campanha.
O mesmo ocorre em relação à candidatura do prefeito Zezinho da Vitalina que teve duas derrotas na Justiça.
Tadeuzinho carregado pelo povo .
O candidato a prefeito Tadeuzinho, vereador de 30 anos, pode levar a Prefeitura de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas. Nesta quinta-feira, realizou o maior comício da história do município.

Com um discurso desafiador, batendo direto no mandonismo local, de um grupo político que comanda o município por mais de 30 anos, o vereador Tadeu Abreu, o Tadeuzinho, vem juntando em volta de si, o povo pobre que sempre foi espezinhado, maltratado pela elite política e econômica local. 
Quando tomou posse como vereador, em 2013, há 3 anos e meio, ele já dizia que os vereadores eram manipulados como marionete, não aceitaria este jogo. Tinha sido eleito pelo grupo PMDB/PSDB que está no poder há 3 décadas.





 Lançou seu nome como candidato a prefeito. Arrepiou a política local com a ousadia do moleque. Pois, construiu um discurso e prática de oposição com fundamentação, mostrando desvios de conduta e interesses escusos em projetos de obras e serviços municipais. 

Esteve filiado a algum partido independente. Ajudou a fundar o Rede, foi pro PHS, namorou o Solidariedade e pousou no PSC, o 20.

Lançou sua candidatura, tendo como vice a experiente servidora pública,a professora Élida Cordeiro, que atua há muitos anos como assessora da Câmara Municipal. 
A candidatura vem arregimentando gente, principalmente jovens, que vem formando um verdadeiro batalhão. Em todas as reuniões, muita gente pobre vai a pé para ouvir a boa nova, do jovem candidato a prefeito. E sai maravilhado com a língua afiada do novo fenômeno político, da sua firmeza política, da sua coragem e a identificação com o menino pobre que trabalha desde os 7 anos, nas ruas de Capelinha, vendendo balas, doces, pegando bicos como garçon, ou como comerciário de máquinas pesadas. Foi criado sem a presença do pai, somente pela mãe e os outros três irmãos que também trabalhavam desde cedo. 


Na sua página de facebook, Tadeuzinho registrou:
"Comigo não estão os mercenários que querem o poder a qualquer custo, comigo não estão os figurões da velha politica, comigo está o POVO, que me carrega nos braços, que me incentiva, me acompanha e me apoia sem receber nem um real por isso. A revolução começou...#Tadeuzinho20"

Tadeuzinho desafiou as campanhas milionárias de Capelinha. Ele pergunta para o povo se eles devem se unir aos grupos tradicionais do local. O povo responde com um sonoro não.
Veja video clicando no link abaixo:


Um mar de gente, consolidando a vitória do 20, nesta quinta, 29.09, na Praça do Povo, em Capelinha.https://www.facebook.com/rsrc.php/v3/y4/r/-PAXP-deijE.gif

A noite da última quinta-feira, 29 de setembro, já se tornou histórica em Capelinha. O candidato a prefeito Tadeuzinho (PSC) atraiu uma multidão até a Praça do Povo, para o último comício de sua campanha. Pessoas de todas as idades declararam apoio ao candidato, que foi chamado pelos adversários de “moleque”. A assessoria de campanha de Tadeu utilizou o termo como marketing, e a campanha do jovem candidato hoje conta com a adesão de pessoas que até então estavam indecisas quanto ao voto. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU8fO-FZJ3CL0Mp87ghdraNYdEaSlh_puQ4r2zlgo3X3-FQRKgRU9XHO-CG8EGxTxkSpSOZRjNNYxQLzYx34MjSehbKJrmF4zNVN6h06qU6gftIAg_gXXbetAv-Yz6B1E7avYXx3D5gHU/s640/Cap+Tadeuzinho+com%25C3%25ADcio.jpg

O “20” de Tadeuzinho provocou uma reviravolta na política desse ano: até a última segunda-feira, 26 de setembro, era possível afirmar que havia um empate técnico entre os três candidatos a prefeito: Zezinho, Edir e Tadeuzinho, com vantagem para Zezinho.

No final comício desta quinta-feira, 29.09, a Polícia Militar precisou intervir no momento de saída de Tadeuzinho do palco: o candidato entrou em um carro, que foi cercado pela multidão, e só com ajuda da polícia conseguiu deixar o local, tamanha foi a manifestação de apoio ao jovem candidato.

Candidatura de Edir Neves esvazia
Um “fenômeno” que aconteceu também em relação a Tadeuzinho é a debandada de parte do grupo do ex-prefeito Gelson Cordeiro, que estava na campanha do comerciante Edir Neves (PV), do Posto Trevo. Nomes como o dos vereadores Roberval Pimenta (PDT) e Jailson Pereira (PSD), além de outros articulistas políticos ligados a Gelson, são citados em boatos na cidade como desertores de Edir. 

Em conversa com a reportagem do Jornal Local, Roberval disse que agora apoia Tadeuzinho, e atribuiu sua saída do grupo de Edir ao áudio de uma conversa entre Gelson Cordeiro e Tadeuzinho que circulou ontem no horário eleitoral de Zezinho e no Facebook. Segundo Roberval, o áudio teria sido vendido ao grupo da situação por um dos coordenadores da campanha de Edir. “Foi uma traição, resolvi me afastar do grupo porque achei muita falta de respeito com quem estava na campanha, como eu. Além de ter sido uma traição com o Edir. Não compactuo com isso”, afirmou Roberval.

Já Jailson Pereira e também Paulinho Pimenta (PR), coordenador da campanha de Edir, preferiram não comentar o assunto. O ex-prefeito Gelson Cordeiro afirmou não ter abandonado a campanha, e disse rechaçar as atitudes dos desertores e de quem passou o áudio para o grupo de Zezinho: “Essa conversa aconteceu bem antes de convidarmos o Edir para ser o nosso candidato. A partir do momento em que ele aceitou, fizemos e ainda estamos fazendo campanha para ele. Eu nunca vou abandonar o 43”, disse Gelson.
Em transmissões ao vivo, postadas ontem e hoje na página de Edir Neves no Facebook, o empresário e candidato a prefeito chamou, sem citar nomes, os desertores de “erva daninha”, e afirmou que “jamais renunciaria à campanha”. Edir pediu que “as pessoas íntegras” continuem o apoiando. Hoje de manhã, sua candidata a vice, Flávia Fernandes (PSL), também em vídeo na página da campanha, chamou de “oportunistas” as pessoas que “pulam de galho em galho. Para assistir, basta acessar: EdirNeves43.
Divulgação de áudio de conversa entre Tadeuzinho e Gelson Cordeiro cria problemas pra Zezinho da Vitalina
A reportagem do Jornal Local apurou que alguns apoiadores do grupo da situação política de Capelinha, antes presentes na campanha de Zezinho da Vitalina (PMDB) e Conceição Vieira (PSDB), se reuniram ontem com Tadeuzinho e declararam apoio político ao candidato, que tem como vice em sua chapa a educadora Dona Élida. 

Welito Vitor, secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Capelinha, disse à nossa reportagem: “Não é verdade que as pessoas estão saindo do grupo do Zezinho. Estamos sim recebendo adesões a todo instante”.

Zezinho da Vitalina, até então considerado o candidato mais forte, por ter nas mãos a máquina administrativa, sofreu duas derrotas na Justiça Eleitoral: em seu último programa eleitoral na rádio, e também nas páginas ligadas a ele no Facebook, foi divulgado o áudio da conversa que seria entre Tadeuzinho e Gelson Cordeiro. O texto que acompanhou o áudio deu a entender que Tadeuzinho havia feito um acordo político com Gelson, inclusive oferecendo a ele a cabeça de chapa do grupo em 2020.

Porém, após analisar o áudio, a juíza eleitoral da Comarca, Natália Discacciati Resende, determinou a interrupção imediata da divulgação do áudio, tanto na rádio quanto no Facebook. E ainda decidiu em favor de Tadeuzinho num pedido de direito de resposta, já que o texto do grupo de Zezinho que acompanhou o áudio o chamou de “candidato sem escrúpulo e sem moral”.

Como o horário eleitoral terminou na quinta, Tadeuzinho ficou com as seis inserções, isto é, as divulgações, que eram de Zezinho, na rádio. No direito de resposta, Tadeuzinho disse: “É o jogo sujo, é o desespero que toma conta dos que já sentem o cheiro da derrota”.
Outra determinação judicial que atingiu Zezinho é a interrupção da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos, realizada pelo instituto CP2 - Consultoria, Pesquisa e Planejamento e registrada no site do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais). Esta semana, no programa de rádio, e também no Facebook, foi divulgado que Zezinho tem 35 pontos percentuais nas intenções de voto, e que: “os outros candidatos estão embolados”. 
Em sua sentença, a juíza informou que, por lei, a divulgação de pesquisa eleitoral precisa informar os números relativos a todos os candidatos a prefeito, e, por isso, determinou que a pesquisa não deve mais ser divulgada desta forma, tendo inclusive que ser retirada do Facebook.

NOTA DA REDAÇÃO DO JORNAL LOCAL
Entre segunda e quinta-feira, aconteceram muitos fatos em Capelinha que podem decidir as eleições desse ano. Circula nesta sexta-feira, 30 de setembro, a Edição 13 do Jornal Local, com entrevista com os 3 candidatos a prefeito. O Editorial, que levou em consideração o cenário político até o dia 26 de setembro, dia de fechamento da edição, quando os três candidatos pareciam, com base em conversas com populares, estarem em um possível empate técnico, foi “quebrado” pelos últimos acontecimentos. 

O Jornal Local repudia a atitude de quem “abandonou o barco” de Edir Neves e de Zezinho da Vitalina, e aplaude Edir por não ter renunciado à sua candidatura, mesmo com as adversidades enfrentadas. 

Que as eleições do dia 2 de outubro transcorram em clima de tranquilidade, e que vença o melhor para Capelinha.


Fonte: Jornal Local, pela repórter Rosa Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário