quinta-feira, 10 de março de 2016

Novo Bispo de Diamantina incitou fiéis contra Lula.

Dom Darci Nicioli toma posse como Bispo da Diocese de Diamantina, em 22 maio.

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 09.03, dom Darci José Nicioli como novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. 

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o anúncio foi feito após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico. 

Dom Darci nasceu em 1959, em Jacutinga, no Sul de Minas, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1986. De 2009 a 2013, foi superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário-geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014). É mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo Santo Anselmo, de Roma.

“Vejam vocês como Deus é bom: saí de Minas Gerais para ser missionário, com apenas 14 anos de idade e, agora, tenho a graça de retornar como bispo-missionário às queridas terras mineiras... No coração brota espontaneamente uma prece: Deo gratias!”, comenta o novo arcebispo em carta destinada à comunidade católica de Diamantina, divulgada no site da Arquidiocese. 

Dom Darci disse que já aguardava a nomeação como arcebispo de Diamantina. Segundo ele, o cargo foi oferecido a ele pelo Papa durante uma viagem ao México, em fevereiro deste ano.

20 anos em Aparecida
Dom Darci Nicioli deixa a Arquidiocese de Aparecida depois de 20 anos de atuação. Com o novo cargo, ele passa de bispo auxiliar para arcebispo. A arquidiocese de Diamantina abrange 24 cidades, cerca de 2 milhões de fieis.

“Ocupar um novo cargo é sempre um desafio, ainda mais com uma diocese tão abrangente. Quero trabalhar com as comunidades carentes do Vale do Jequitinhonha e resgatar as pessoas às margens da sociedade naquela região. Meu coração está em Aparecida, mas sei que o meu chamado de missionário fala mais alto”, disse Dom Darci.

Pedofilia
Além da evangelização e o atendimento à população carente, Dom Darci Nicioli também terá que enfrentar um recente caso de pedofilia envolvendo padres em Diamantina. A Polícia Civil investiga denúncias de que um padre do distrito de São João da Chapada teria cometido abusos sexuais contra adolescentes. A denúncia foi feita em janeiro deste ano.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Kíria Orlandi, até o momento, dois jovens foram identificados como vítimas. Segundo Dom Darci Nicioli, o padre foi afastado do cargo e foi aberto um processo canônico para apurar a postura do padre.

“A igreja está acompanhando as investigações e, caso seja provada a participação do padre nos casos, ele vai responder, além do processo civil, a um processo canônico. A igreja é muito rígida com casos como esses”, afirmou.

A celebração de apresentação e posse do arcebispo está marcada para as 15h30 de 22 de maio na Catedral Metropolitana de Diamantina. 

Papa transfere bispo que incitou fiéis contra Lula durante missa

ARTIGOS E DEBATES
 
Por Fernando Brito, No Tijolaço
O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma arrumada no rebanho, com a transferência de D. Darci José Nicioli da função de bispo-auxiliar de Aparecida do Norte para a de bispo de Diamantina, em Minas Gerais, sua terra.
Não foi uma punição, mas uma sinalização e o próprio D. Darci deve ter percebido que passou do tom.
D. Darci tem todo o direito de apoiar ou criticar este ou qualquer governo.
Mas não está a altura da Igreja moderna insuflar os fiéis a algo que possa ser entendido como ato de violência, muito menos invocando passagens bíblicas para sustentar o que diz.
O bispo errou ao  estimular, do púlpito, os fiéis “a pisar sobre a cabeça de todas as víboras e de todos aqueles que se autodenominam jararaca”
Isto é coisa para os Marcos Felicianos, que pregam o ódio e a intolerância como marketing.
Seria o mesmo se um padre de esquerda sugerisse aos fiéis pegarem o chicote contra os vendilhões do templo que querem entregar o petróleo brasileiro.
Claro que não pretendo ensinar padre a rezar missa, mas tenho todo o direito de aplaudir o gesto papal pela serenidade de ânimos. Afinal, convivi com muitos religiosos, bispos até, e sempre fui respeitado em minhas convicções, por gente tolerante e humana.
Francisco é argentino e sabe muito bem o que acontece nas rupturas democráticas.
Morrem pessoas, destrói-se o convívio, excomunga-se a paz.
Resistir politicamente, ocupar as ruas, protestar não é apenas um direito, é um dever de cidadania.
Mas fazer provocação, insuflar a violência, mandar pisar e esmagar… até eu que não creio sei que só pode ser um plano infernal.
Francisco vai se tornando um papa, pelo que fala e pelo que faz, digno de admiração de todos, católicos ou não.
Aliás, mais que de admiração. Neste aspecto da conjugação da firmeza com a serenidade tem sido um grande exemplo.
 Clique aqui para assistir o vídeo com a declaração do bispo D. Darci


Um comentário:

Gabriel Araújo dos Santos disse...

A sua ida para outra arquidiocese já estava em andamento desde quando se encontrou com o Papa Francisco na cidade do México. Portanto, não tem nada a ver com a homilia sobre a cobra jararaca. Mais prudência, sr. Fernando Brito.

Postar um comentário