sexta-feira, 11 de março de 2016

Frente Brasil Popular convoca o povo brasileiro a ir às ruas, em defesa da democracia

4 de Março de 2016 - - www.fup.org.br

Movimentos sociais reunidos na Frente Brasil Popular (FBP) preparam manifestações para a semana que vem em defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A primeira será na próxima terça (8), como parte das atividades do Dia Internacional da Mulher. Também está previsto um ato nacional provavelmente no dia 18. Diversos atos em solidariedade a Lula tiveram início nesta sexta-feira (04), em várias capitais, e prosseguirão no final de semana.
"O que foi feito hoje foi uma violência. O Brasil precisa ser repensado", disse o presidente da CUT, Vagner Freitas. Para ele, o ex-presidente foi "praticamente sequestrado" em uma ação desnecessária à medida que Lula tem colaborado com as autoridades e tem endereço conhecido em todo o país. Freitas vê uma tentativa de, cassando Lula, a oposição investir sobre os direitos dos trabalhadores.
Freitas vê, neste momento, uma intervenção da ordem jurídica, e pediu "cabeça fria" em um momento de tensão elevada. "Quem perde sem democracia são sempre os trabalhadores", afirmou.
O presidente da CUT diz que a Operação Lava Jato representa "apenas uma ação política". A FBP não fará atos de rua no dia 13, quando haverá uma manifestação pró-impeachment.

NOTA DA FRENTE BRASIL POPULAR
As entidades que compõem a Frente Brasil Popular, reunidas em São Paulo em 4 de Março, vêm a público manifestar seu repúdio à operação político-midiática da "condução coercitiva" do ex-presidente Lula por agentes da “Operação Lava-jato” ocorrida no dia de hoje. Este ataque à Lula, feito de forma seletiva e ilegal, visa na verdade atacar um símbolo da luta do povo brasileiro; atingir as organizações sindicais e populares que atuam por igualdade, democracia e pela soberania em nosso país.

Por isso afirmamos que esse ataque a Lula é um ataque a todos e todas nós. Além de repudiar essa ação feita sob medida para tentar desmoralizar a liderança popular que é Lula, ação que configura um “Estado de exceção”, que desrespeita garantias legais individuais e coletivas, queremos convocar os trabalhadores da cidade e do campo, a juventude, todos e todas que defendem a democracia a somarem forças numa jornada nacional de lutas que iniciamos hoje com manifestações nos quatro cantos do país.

Jornada de lutas que vai se desdobrar no 8 de Março – Dia Internacional de luta da mulher trabalhadora – que será reforçado com a defesa da democracia, contra o golpe e a defesa do companheiro Lula. Em 18 de março propomos a realização de atos de massa em todas as capitais e cidades de grande porte do país, com os eixos acima. Por fim, mantemos a proposta de Dia Nacional de Luta no 31 de março, conforme nossa convocatória.

Desde já nos colocamos em estado de alerta e mobilização permanente em defesa da democracia contra o golpe, em defesa de nossas conquistas e direitos ameaçados.

FRENTE BRASIL POPULAR
4 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário