sexta-feira, 4 de março de 2016

Morre Tico Neves, jornalista e ex-prefeito de Capelinha

Grande jornalista e articulador político, Tico Neves foi fundador da Rádio Aranãs FM, de Capelinha.
Foto: divulgaçãoMorre Tico Neves, jornalista, escritor e ex-prefeito de Capelinha
Tico Neves no estúdio da Rádio Aranãs FM – Foto: Arquivo / Tico Neves
Faleceu no início da tarde desta quinta-feira, 3 de março, no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte,  o jornalista, ex-vereador, escritor e ex-prefeito e secretário de comunicação social da Prefeitura de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, Valmir Sebastião Neves, de 55 anos. Ele lutava contra um câncer desde junho de 2014.

A Prefeitura Municipal decretou luto oficial de sete dias. O mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti, marcado para esta sexta-feira, 4 de março, foi cancelado.

O jornalista participou da criação da Festa do Capelinhense Ausente, promoveu eventos e era animador de todo tipo de festa que acontecia em Capelinha e várias cidades da região.




 Jornalista atuante e articulador político
Tico Neves foi um dos grandes jornalistas do Vale do Jequitinhonha. Formado em Comunicação, na PUC de Belo Horizonte, voltou pra sua terra com grandes projetos. Um deles seria fundar uma Rádio regional. Com o apoio da Igreja Católica e empresários locais, fundou a Rádio Aranãs FM.
Teve uma atuação marcante na Rádio Aranãs FM, desde a sua fundação em 1991, sendo seu gerente e depois diretor geral.
Na emissora criou o programa Canta Minas, voltado para a música e a cultura mineira e foi o idealizador da Copa Aranãs FM de Futebol, evento que movimentou o esporte na região entre 2007 e 2013.

Embreou-se pela representação política, elegendo-se,em 1988, como vereador. Articulou várias campanhas eleitorais, além de ser figura de destaque, por muitos anos, do PMDB local. Foi candidato a prefeito em 2000 e a deputado estadual, em 2002.  

Com a cassação da chapa Gelson Cordeiro e Conceião Vieira, em 2004, assumiu a administração municipal de Capelinha no período de 4 de março a 3 de dezembro de 2004.
  
Nos anos 80, participou ativamente da Semana da Cultura e foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capelinha (ACIAC), por vários anos.
  
Em 2009, Tico Neves lançou o livro “No tempo das gabirobas”, um resgate da memória fotográfica e histórica de Capelinha. O livro enfoca o período de 1809, ano da fundação da cidade até 1975.
  
No início de 2013, assumiu a Secretaria de Comunicação de Capelinha e se afastou em meados de 2014. Em 2015, reassumiu a Secretaria, porém teve que retomar o tratamento.

Um clima de luto e tristeza tomou Capelinha. Amigos, familiares e colegas de trabalho lamentam a perda. 

Fonte: Helio Silva, da ASCOM da Prefeitura de Capelinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário