quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Águia de Ouro, a campeã do carnaval de São Paulo, homenageia Paulo Freire

Escola de Samba destaca a educação, a pesquisa e a difusão do conhecimento como atos de amor, criação e transformação humana.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 
Escola de samba afrontou governo Bolsonaro ao homenagear o educador brasileiro alvo constante de ódio do presidente. - José Cordeiro | SPTuris

A escola de samba Águia de Ouro é a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2020 e consagra o engajamento político em todo o país do carnaval deste ano. A agremiação conquistou 269,9 pontos na avaliação de seu desempenho. Com o enredo “O poder do saber - Se saber é poder….Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a escola homenageou o educador Paulo Freire, alvo constante de ódio do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).
É a primeira vez que a Águia de Ouro conquista a disputa no Grupo Especial paulista. A concorrência foi acirrada com a Tatuapé, que buscava o tricampeonato. O título foi decidido no último quesito,  de alegoria, que acabou jogando a escola da zona leste para a quarta posição, terminando com 269,7 pontos. 
Ao todo, os jurados avaliaram nove quesitos de cada escola: fantasia, comissão de frente, samba-enredo, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegoria e bateria. Cada categoria teve quatro jurados, com notas de nove a 10, fracionadas em décimos.

Casal de mestre sala e porta bandeira da escola Águia de Ouro / José Cordeiro/ SPTuris
A escola Águia de Ouro, de 44 anos, do bairro Pompeia, na Zona Oeste, volta à avenida na próxima sexta-feira (28.02) para o Desfile das Campeãs, junto com as outras quatro primeiras colocadas do Grupo Especial: Mancha Verde, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real. 
Samba-enredo sobre o conhecimento foi o trunfo da campeã. 
Conquistou quatro notas 10.
O samba-enredo "O poder do saber - se saber époder... quem sabe faz a hora não espera acontecer", que levou quatro notas 10, foi um dos trunfos no desfile da Águai de Ouro na conquista do Carnaval no Grupo Especial de São Paulo, nesta terça-feira (25.02).
Veja a letra do samba-enredo campeão
Enredo: "O poder do saber – se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera  acontecer”
Compositores: Marcelo Casa Nossa, Armênio  Poesia, Darlan Alves, Fredy Vianna, Xandinho Nocera e Chanel
Águia em suas asas vou voar
E no caminho da sabedoria
Páginas da história desvendar
Sou eu, no elo perdido um desbravador!
O tempo é o meu senhor
Na busca da evolução…
Criar e superar limites da imaginação
A mente "dominar"
Jamais deixar de acreditar!
Brincar de Deus... recriar a vida
Desafiar, surpreender
Na explosão a dor, uma lição ficou!
Sou aprendiz do criador
Em cada traço que rabisco no papel
Vou desenhando o meu destino
No horizonte vejo um novo alvorecer
Ao mestre meu respeito e carinho
É nova era, o futuro começou
É tempo de paz, resgatar o valor!
Águia... razão do meu viver
Berço que Deus abençoou
Nada se compara a esse amor!
Meu coração é comunidade
Faz o sonho acontecer
Pompeia guerreira chegou sua hora
É preciso saber viver!!!
Ouça aqui o belo samba-enredo da Águia de Ouro:

O samba-enredo da Águia de Ouro exaltou a evolução do conhecimento humano desde o surgimento do homem ao futuro mais parecido com aqueles dos filmes de ficção científica. 
Com o título "O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", o samba-enredo também prestou homenagem ao educador Paulo Freire.
Apesar de valorizar o conhecimento, a Águia de Ouro mostrou na sua apresentação que nem tudo o que foi criado pelo ser humano trouxe bons resultados ao planeta.
Um dos usos perversos do saber, segundo a escola, foi a criação das bombas atômicas. A escola levou para a avenida uma alegoria em que criticava a destruição da cidade de Hiroshima por uma ogiva nuclear americana em 1945.
Também fez a diferença a experiência do carnavalesco Sydnei França, que já comandou 11 desfiles na Mocidade Alegre e em outras agremiações, como Gaviões da Fiel e Unidos de Vila Maria.
Fontes: Brasil de Fato, Folha de S.Paulo e aguiadeouro.com.br
Veja o video-resumo do desfile da Águia de Ouro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo:
Fontes: Jornal Brasil de Fato, Folha de S.Paulo, aguiadeouro.com.br, BandNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário