domingo, 8 de setembro de 2019

Democracia é no PT: mais de 2 milhões elegem novas direções, em todo o país.


Processo de Eleições Diretas do PT4.951 municípios 
vão às urnas, neste domingo, 8 de setembro de 2019. 
Em Minas, 221 mil filiados votam em 11 chapas 
estaduais. Mais de 700 municípios elegem novas direções locais.

A democracia é a melhor das formas de governo. E é também a que deve reger internamente os partidos políticos. Embora tenha algumas críticas ao PED  Processo de Eleições Diretas, método adotado internamente, o PT procura praticar a democracia e estimular a participação dos seus filiados e militantes. 

O partido terá 4.951 municípios aptos votar, ou 85,9% do total, a participar da etapa municipal do 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre, que terá as etapas estaduais em outubro, e etapa nacional em novembro de 2019.
Os números comprovam que o PT continua sendo o maior Partido do Brasil: mais de 2,3 milhões filiados vão votar e eleger delegadas e delegados para a etapa nacional, para as chapas de delegados para as etapas estaduais, para as direções municipais e para as direções zonais. São 5.164 chapas, 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.

Em Minas Gerais, há 221 mil filiados. 180 mil estão aptos a votar, em mais de 700 municípios. 11 chapas estaduais 
concorrem para eleger os delegados à etapa estadual do 7º Congresso Nacional do PT.


No Vale do Jequitinhonha, haverá eleições em 46  municípios. Somente em 6  municípios não haverá 
eleições. 


No Alto Jequitinhonha, 16 municípios irão às urnas, ficando apenas São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves sem eleições. 


No Médio Jequitinhonha, em 15 municípios haverá eleições. Ficarão de fora apenas Jenipapo de Minas e José Gonçalves de Minas. 


No Baixo Jequitinhonha, os petistas de 13 municípios votarão. Somente Rio do Prado e Santa Maria do Salto não participam do momento eleitoral.
No Vale do Mucuri, 18 municípios participam das eleições internas petistas.
                 
O Partido dos Trabalhadores iniciou em junho deste ano um dos processos mais importantes da legenda: o 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre. Além do fortalecimento do Partido, as etapas municipais, estaduais e nacional deste processo promovem uma verdadeira onda de discussões internas, debates com a sociedade e um movimento transformador da militância. 

Neste domingo, 
8 de setembro, o PT realiza a primeira fase do Congresso Nacional: as etapas estaduais, quando os filiados vão às urnas escolher presidentes municipais e zonais, delegados estaduais e diretórios municipais.
Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Organização do PT mostra que a legenda continua sendo a maior do país. A força desta etapa do Congresso Nacional pode ser mostrada com números, muitos números: 4.951 municípios irão às urnas neste domingo, o que representa 85,9% dos municípios do Brasil!

Outro dado relevante é o número de pessoas que estão aptas a votar no dia 8: mais de 2,3 milhões filiados vão escolher entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais.

 Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.


Estes 78,5 mil filiados que participam das chapas em nível zonal e municipal, representam 3,3% do total de filiados. Os restantes 19.571 filiados para completar o total de 98 mil filiados são aqueles que participam somente de uma chapa nacional ou estadual.
PARTICIPAÇÃO DE MULHERES E JOVENS
Do total de 98 mil filiados que participam das chapas, 48.825 são mulheres, o equivalente a 49,8%. 
Os homens são 49.185 (50,2%). Quanto à etnia dos componentes de chapas, os negros e índios são 25.194, o equivalente a 25,7%.
Já os jovens, que terão até 30 anos no dia das eleições, são 20.499, equivalente a 20,9% do total de componentes.
As etapas municipais serão realizadas no dia 8 de setembro, das 9h às 17h .


Estados com filiações acima dos 100 mil: São Paulo (469 mil), Minas Gerais (221 mil), Rio de Janeiro (197 mil), Rio Grande do Sul (191 mil), Bahia (121 mil), Pernambuco (120 mil) e Ceará (111 mil).
“Qualquer pesquisa de opinião mostra que o PT é o partido preferido dos brasileiros e isso está se materializando no número das novas filiações”, comemora Gleide Andrade, Secretária Nacional de Organização.
Da Redação da Agência PT de Notícias/Foto: Lula Marques/Agência PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário