terça-feira, 24 de abril de 2018

Pronatec abre vagas para cursos na área cultural





Aulas são gratuitas e se destinam às áreas de Assistente de Produção Cultural e Agente Cultural; pré-matrículas devem ser realizadas na segunda quinzena de abril

Para impulsionar ainda mais a economia criativa e fortalecer a cadeia produtiva cultural, o Pronatec, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Utramig, Plugminas, e Centro Cultural Lindeia Regina, abre vagas para os cursos de "Assistente de Produção Cultural" e "Agente Cultural". 

Os interessados devem realizar a pré-matrícula até o dia 27 de abril na sede da Utramig (Av. Afonso Pena, 3400 - Funcionários, Belo Horizonte/MG), de 9h às 16h para ambos os cursos noturnos. 

A Plugminas também promove uma turma vespertina de "Assistente de Produção Cultural". 

A pré-matrícula deve ser realizada na sede da instituição (Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto, Belo Horizonte/MG), de 26 a 27 de abril. 

Além disso, os interessados também podem se inscrever no curso de "Assistente de Produção Cultural", no Centro Cultural Lindeia Regina, no dia 27 de abril.

Os cursos, que são gratuitos e abertos para todos os públicos, têm duração de 160h e contam com 25 vagas para cada uma das turmas.

 As aulas acontecem de segunda a quinta-feira a partir de maio. 

Jovens com idade de 16 a 29 anos, com ensino fundamental completo, tem prioridade nas inscrições. O preenchimento das vagas está sujeito a ordem de inscrição na pré-matrícula.

Confira as ementas e as datas dos cursos:

AGENTE CULTURAL
Fomenta a difusão dos saberes culturais locais. 
Auxilia na organização de eventos culturais e na promoção de espaços de divulgação e valorização de diversidades culturais. Incentiva a geração de renda por meio da comercialização de produtos artesanais produzidos na comunidade. 
Reconhece o conceito de economia criativa (cooperativismo, associativismo e economia solidária). 
Conhece noções básicas de direitos humanos, sociais e culturais.

Temas a serem abordados:
Educação, cultura e diversidade. Sujeitos. Processos sociais. Projeto de vida e campo de possibilidades. Mediação sociocultural. Invisibilidades e violências. Expressões Artísticas. Apresenta o mundo do trabalho. O jovem trabalhador. Economia criativa. Cadeia produtiva da cultura. Campos de atuação do assistente de produção cultural. O trabalho e sua dimensão educativa. Comunicação e divulgação em projetos socioculturais. Produção colaborativa de textos, imagens e sons. Expressão corporal. Leitura e escrita. Introdução aos conceitos básicos de comunicação, rede e multimídia; interface entre processos digitais e analógicos; exercícios práticos de produção colaborativa e multimidiática. Planejamento e diagnóstico de projetos culturais. Fundamento para a construção de projetos socioculturais. Elementos norteadores técnicos e conceituais da atuação na área cultural. Identificação de ideias criativas que valorizam a diversidade cultural e sua transformação em projetos culturais.

·         PROJETO

·         PRODUÇÃO EXECUTIVA

·         CAPTAÇÃO DE RECURSOS

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO CULTURAL
Assessora a elaboração, implementação e a execução de projetos culturais, de espetáculos artísticos, de conteúdos audiovisuais e multimídia. Auxilia na pré-produção, execução e pós-produção nas áreas de teatro, dança, circense, ópera, música, exposições, cinema, audiovisual, televisão, rádio, eventos e mídias digitais.

Temas a serem abordados:
Educação, cultura e diversidade. Sujeitos. Processos sociais. Projeto de vida e campo de possibilidades. Mediação sociocultural. Invisibilidades e violências. Expressões Artísticas. Apresenta o mundo do trabalho. O jovem trabalhador. Economia criativa. Cadeia produtiva da cultura. Campos de atuação do assistente de produção cultural. O trabalho e sua dimensão educativa. Comunicação e divulgação em projetos socioculturais. Produção colaborativa de textos, imagens e sons.  Expressão corporal. Leitura e escrita. Introdução aos conceitos básicos de comunicação, rede e multimídia; interface entre processos digitais e analógicos. Exercícios práticos de produção colaborativa e multimidiática. Planejamento e diagnóstico de projetos culturais. Fundamento para a construção de projetos socioculturais. Elementos norteadores técnicos e conceituais da atuação na área cultural. Identificação de ideias criativas que valorizam a diversidade cultural e sua transformação em projetos culturais.

·         PROJETO

·         PRODUÇÃO EXECUTIVA

·         CAPTAÇÃO DE RECURSOS

·
Documentos necessários para pré-matrícula
- Nome
- Foto 3x4
-Cópia do CPF
- Cópia do RG
- Contato (celular e e-mail)
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do comprovante de escolaridade

Para menores de 18 anos (Dados dos responsáveis)
- Nome
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Telefone
- Data de nascimento
- Grau de parentesco

SERVIÇO
PRÉ-MATRÍCULAS CURSOS PRONATEC

  *   Assistente de Produção Cultural - turno noite - UTRAMIG
Pré-matrícula: 23 e 24 de abril, na UTRAMIG, das 9h às 16h
Início das aulas: 07/05/2018 - Horário: 18h às 22h 14h as 18h

  *   Agente cultural - turno noite - UTRAMIG
 Pré-matrícula: 23 e 24 de abril, na UTRAMIG, das 9h às 16h
 Início das aulas: 07/05/2018 - Horário: 18h às 22h

  *   Assistente de Produção Cultural - turno da tarde -  PLUGMINAS

Pré-matrícula: 26 e 27 de abril, 9h30 às 12h e 14h às 16h30
Início das aulas: 07/05/2018 - Horário: 14h as 18h

  *   Assistente de Produção Cultural - turno da tarde -  CENTRO CULTURAL LINDÉIA

Pré-matrícula: 27 de abril
Início das aulas: 08/05/2018 - Horário: 14h as 18h

Informações: Cesária Macedo (cesaria.macedo@cultura.mg.gov.brcesaria.macedo@cultura.mg.gov.br
> - (31) 3915-2684)

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação
(31) 3915 2692 / 2655
(31) 9 9619 7901



Nenhum comentário:

Postar um comentário