Rodovia é uma das principais estradas que liga Minas ao litoral baiano.
Problema se arrasta há quase 70 anos.
Grupo 'Filhos do Vale' tem feito manifestações que pedem o
asfaltamento da BR-367. Foto: Assessoria de Comunicação deputado estadual Jean Freire.
Uma
rodovia de Minas Gerais que teve obras
de construção iniciadas em 1950,
pelo então governador Juscelino Kubitscheck, permanece com trechos
sem asfaltamento quase sete décadas depois da abertura da estrada.
A BR-367, uma das principais vias que liga Minas ao litoral baiano,
com cerca de 120 km ainda de terra, situação que incomoda moradores
do Vale do Jequitinhonha.
Um
grupo chamado “Filhos do Vale”, com quase 800 integrantes que
moram na região, nos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, foi criado para que reivindicações fossem feitas
em conjunto. Os membros realizaram um protesto na cidade de Berilo em 14 de abril.
O objetivo é que as autoridades notem a região e considerem a
importância de melhorias na BR-367.
“Nós
já organizamos diversas ações na intenção de sermos ouvidos
pelas autoridades. Fizemos protestos nas ruas muitas vezes e
tentamos pedir para que alguma providência seja tomada. Todos os
prefeitos reconhecem a importância que a estrada tem, inclusive
para que a região seja de mais fácil acesso, mas nada foi feito
até hoje. Somos tratados com indiferença”, lamenta Íris Amaral, professora de Berilo, do grupo “Filhos do Vale”.
Durante
o protesto em Berilo, lideranças políticas que ficam às margens da
BR-367, como Berilo, Minas Novas, Chapada do Norte e Virgem da Lapa
participaram do movimento, além do deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG), de Itaobim.
Na ocasião, os representantes políticos se reuniram na Câmara
Municipal da cidade para definirem estratégias de solução para o
problema.
Único deputado presente à manifestação, Jean Freire afirmou que "Esta é uma de nossas principais bandeiras. Eu estou sempre à disposição para lutar ao lado do nosso povo para que essa pauta e a população do Vale do Jequitinhonha seja tratada com mais respeito e tenha dignidade", finalizou.
Deputado Jean Freire vem lutando pela BR 367, fazendo pressão no DNIT, em Belo Horizonte e em Brasília.
O
prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timo Silva (PSDB), diz esperar
que o governo tome providências. “Nós sabemos que a BR-367 é
muito importante para a região, inclusive por dar acesso a Porto
Seguro, cidade turística de destaque. A intenção é que a gente
se mobilize para tornar o movimento mais forte. O asfalto é
progresso, melhora muito as condições de moradores que muitas
vezes precisam sair e voltar para as cidades que estão aqui. Se
você vai ao Triângulo Mineiro, Zona da Mata, até os distritos dos
municípios tem acessos asfaltados, por que nós não podemos ter o
mínimo necessário?”, questiona o prefeito.
Lázaro Neves, prefeito de Berilo, afirmou que o asfaltamento do trecho da BR 367 , Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo, é fundamental para o desenvolvimento regional, em uma das regiões mais secas e empobrecidas do País. Ele afirma que Chapada do Norte é uma das três cidades de Minas que não têm ligação asfáltica.
A
dificuldade enfrentada por motoristas e pedestres que transitam pela
BR-367 faz parte da realidade de muitas pessoas que precisam da
rodovia. Mais de 100 km de estrada continuam sem asfalto. A poeira,
em dias estáveis, e atoleiro em dias de chuva, são desafios
constantes para a população.
Padre
que tentava chegar até Berilo teve que passar pela BR-367
atravessando a lama .
Um
registro feito por moradores neste ano mostra o momento em que um
padre é ajudado por professoras a carregar a bagagem para chegar a
Berilo, vindo de Minas Novas. “O padre teve que tentar passar a
pé, e mesmo assim atolou os pés na lama. Isso é uma situação
normal em época de chuva”, relata Íris Amaral.
A
distância entre as duas cidades é de apenas 44 km, mas a viagem
pode durar quase duas horas, dependendo das condições climáticas.
Moradores
observam acidente com o caminhão na ponte de madeira, no Ribeirão Água Suja. Foto: Blog do Banu.
Uma
ponte que fica sobre o Córrego Água Suja, em Berilo, já provocou
inúmeros acidentes, segundo os moradores. É necessário passar por
ela para chegar à cidade de Chapada do Norte. De acordo com os
moradores, o Exército fez algumas melhorias na ponte, mas as más
condições ainda oferecem riscos a quem transita pela via.
“Uma
pessoa pediu para que eu a levasse até Chapada do Norte. Ela veio
de carona até Berilo e procurou um motorista para seguir viagem até
a cidade dela. Quando cheguei à ponte, que fica no meio da estrada,
ela pediu para descer do carro e passar a pé pela ponte, por ter
medo. O temor das pessoas é muito. Será que não dói na
consciência dos governantes? Será que não se colocam em nosso
lugar, que moramos em Berilo? Gostaria que vocês, que estão no
poder, passassem por essa ponte”, comenta o motorista Silvano dos
Anjos, morador de uma comunidade rural de Berilo.
Lideranças políticas (deputado, prefeito, vereadores e lideres comunitários) se mobilizam para pressionar o Governo Federal.
Próximos passos
De
acordo com o “Filhos do Vale”, uma audiência foi marcada junto
ao DNIT, órgão responsável por obras em estradas federais no
Brasil. A reunião será na próxima quarta-feira, 25.04, e tem
intenção, segundo o grupo, de conhecer as razões pelas quais os
projetos destinados a BR-367 não são concretizados.
“Nós
queremos saber se há alguma razão pela qual as obras nunca foram
feitas, se é algo burocrático. Já pedimos ao Governo de Minas,
inclusive, uma licença ambiental que nos disseram ser necessária
para o asfaltamento, na tentativa de adiantar o processo. Esperamos
que o presidente do DNIT nos ouça e pelo menos nos dê alguma
perspectiva”, diz Íris Amaral.
O
que diz o DNIT
Desde
novembro de 2015 , Exército faz manutenção do trecho. Obra foi
orçada em R$ 23 milhões.
A
assessoria de comunicação do DNIT Minas Gerais informou, por
telefone, que o trecho entre Virgem da Lapa e Minas Novas compete,
atualmente, ao Batalhão Ferroviário de Araguari, do Exército
Brasileiro.
Segundo o órgão, o exército é responsável pela
manutenção da via depois de um termo de compromisso assinado entre
o DNIT e o batalhão. A assessoria não informou o que será tratado
na reunião marcada entre o órgão e o grupo “Filhos do Vale”.
Com informações do G1 e Gazeta de Araçuaí.
Com informações do G1 e Gazeta de Araçuaí.
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