segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

112 agentes culturais participam de Capacitação para captação de recursos, em Teófilo Otoni e Montes Claros.

37 municípios estiveram presentes nas capacitações da Secretaria de Estado da Cultura de Minas.

Em Teófilo Otoni, participantes estiveram atentos a cada exigência do Edital de Chamada Pública.

Os agentes culturais dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas participaram intensamente de duas Capacitações realizadas em Teófilo Otoni e Montes Claros, nos dias 28 e 30.11, respectivamente.

O evento teve a finalidade de divulgar e orientar os gestores, promotores, artistas, artesãos, professores e outros agentes culturais sobre o Edital de Chamada Pública do Fundo Estadual de Cultura que, neste ano, disponibiliza R$ 9,5 milhões para financiamento de projetos culturais em toda a Minas Gerais.

As ações de capacitação foram realizados pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Mandato do deputado estadual Jean Freire. Os trabalhos técnicos foram coordenados pela técnica da Secretaria Estadual de Cultura, Ana Luisa Guedes.

Segundo Deyse Magalhães, assessora de Cultura do deputado estadual Jean Freire, essa parceria vem da necessidade de interiorizar os editais de fomento à cultura, dando oportunidade e provocando os agentes culturais a procurarem financiamentos para suas atividades.

Capacitação realizada em Montes Claros, no Museu Regional do Norte de minas.

O Secretário Adjunto de Cultura, João Miguel, destaca que diversas ações vem sendo desenvolvidas pela Secretaria para dar oportunidade aos fazedores de cultura do interior para participarem cada vez mais de políticas de fomento como esta do Edital do Fundo Estadual de Cultura. 

 Em Teófilo Otoni, em 28.11, 53 pessoas de 17 municípios estiveram presentes na capacitação. O evento aconteceu na sede regional do SIND-UTE.

Arte de divulgação da Capacitação em Teófilo Otoni.

Os participantes falaram da importância de atividades como esta que criam oportunidade para os agentes culturais do interior executarem seus diversos projetos culturais, desenvolvidas por suas entidades ou por órgãos públicos.
A secretária de Cultura de Frei Gaspar disse que nunca havia participado de evento como este e ressalta a importância dessas ações.

Além de gestores na área de cultura, houve participação de pessoas que foram conhecer o Edital, como as voluntárias da Associação da Família Down de Teófilo Otoni que pretendem buscar recursos através do Fundo para levar a arte, cultura e entretenimento para os jovens e adultos, uma vez que a entidade não tem incentivo para promover estes e outros eventos.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Bertópolis, Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Franciscópolis, Frei Gaspar, Itambacuri, Machacalis, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Serra dos Aimorés, Setubinha, Teófilo Otoni, e Umburatiba. 


Em Montes Claros, dia 30.11, no Museu Regional do Norte de Minas, no Corredor Cultural da UNIMONTES, 59 pessoas de 20 municípios do norte de Minas participaram do evento de Capacitação.

Embora o Fundo tenha mais de 10 anos, muitos gestores desconheciam suas ações. O público foi bem participativo. Questionou, reivindicou, reclamou e agradeceu pela oportunidade de participar de momento tão fundamental para a cultura do norte e nordeste de Minas. 

O resultado foi considerado muito positivo tanto para a Secretaria de Estado da Cultura quanto para os interessados em se candidatarem a inscrição de projetos culturais, no período de 21 de novembro a 21 de dezembro.

"Ações assim devem ser feitas sempre", disse a Secretária Municipal de Cultura de Carbonita, no Alto Jequitinhonha, Helena de Oliveira. 

João Batista, do Departamento Municipal de Cultura de Varzelândia, no norte de Minas, também se disse satisfeito e com entusiasmo para elaborar projetos para valorizar grupos populares de cultura, como o da comunidade rural de Olaria, onde cerca de 40 crianças e jovens participam de oficinas de música, aprendendo a tocar sanfona, viola, rabeca e violão. Este projeto é mantido por voluntários da comunidade, coordenado pelo violeiro, rabequeiro, sanfoneiro e folião Donato.


Ao fundo, Deyse Magalhães e Ana Luisa Guedes, na Capacitação de Montes Claros.

O poeta e agitador cultural, Aroldo Pereira, de Montes Claros, destacou a participação de mais de 60 agentes culturais de diversos municípios do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, agradecendo à Secretaria de Cultura de Minas Gerais por esta ação.

Os agentes culturais presentes ao evento, em Montes Claros, representaram os seguintes municípios: Botumirim, Buenópolis, Cachoeira do Pajeú, Campo Azul, Carbonita, Cristália, Francisco Dumont, Francisco Sá, Itacambira, Montes Claros, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, São Francisco, São Gonçalo do Rio Preto, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Paraíso, Turmalina, Ubaí e Varzelândia.

Com informações de Deyse Magalhães, assessora de Cultura do Mandato do deputado estadual Jean Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário