terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Assembléia Legislativa debaterá a exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha

Exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha tem previsão de R$ 500 milhões de investimentos.

Projeto terá grande impacto ambiental na região do rio Piauí, entre Araçuaí e Itinga, no Médio Jequitinhonha.
A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir, em audiência pública, a exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
O requerimento é do presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT), e foi aprovado nesta segunda-feira (18/12/17). O parlamentar justifica que a exploração do mineral exigirá do poder público ações nas áreas ambiental, trabalhista e tributária, entre outras.
Em março deste ano, o Serviço Geológico do Brasil divulgou estudo sobre a identificação de reservas de lítio do Vale do Jequitinhonha com alto potencial de exploração econômica. Esse elemento químico, também chamado “petróleo branco”, é usado na produção de itens de alta tecnologia e, segundo a empresa, sua demanda tem aumentado, apesar da crise econômica global.
Exploração do lítio em uma mina do Vale do Jequitinhonha.
Informações recentes, a partir de uma Audiência Pública realizada em Araçuaí, a poucos dias, e matérias veiculadas pela imprensa apontam para a possibilidade de instalação de um polo de exploração, beneficiamento e exportação de lítio entre os municípios de Araçuaí e Itinga, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
Essas notícias apontam, ainda, que o Ministério Público vai promover, antecipadamente, a fiscalização das ações de governo e da iniciativa privada na implementação do projeto, orçado em U$ 500 milhões de dólares.

Video da Audiência Pública, realizada em Araçuaí:
Fonte: ALMG

Complemento do Blog:
Leia informações mais detalhadas sobre a exploração do lítio, em Araçuaí e Itinga, seus impactos ambientais no rio Piauí, na população da comunidade do Barreiro e sobre sua utilização na fabricação de diversos produtos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário