segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Governo de Minas apresenta Balanços dos serviços de saúde, 2015-2018.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulga uma série de matérias sobre o balanço geral da gestão, no âmbito da saúde estadual, entre os anos de 2015-2018, bem como destaca as principais ações desenvolvidas durante o período na esfera do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG).
“Nossa gestão foi marcada por fatos atípicos que não esperávamos encontrar, como a crise política que o Brasil enfrentou no início de 2016 e a crise financeira que também assolou todo o país. Minas Gerais, de forma específica, foi um estado muito afetado por essa crise, o que levou o Governador Fernando Pimentel a decretar situação de calamidade financeira”, afirma o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Nalton Moreira da Cruz.
Crédito da Arte: Alan Martins Ferreira Lopes / SES-MG.
Crédito da Arte: Alan Martins Ferreira Lopes / SES-MG.

No entanto, apesar de todas as dificuldades quanto à questão financeira, que tende a impactar todas as ações da saúde, a SES-MG conseguiu evitar que a situação se agravasse e seguiu com os trabalhos da melhor maneira possível. “Minas Gerais, mesmo com todas as dificuldades, conseguiu evitar que a saúde entrasse em colapso, como aconteceu em outros estados. Então, o saldo final dessa gestão, apesar de tudo, no âmbito da saúde, é positivo”, analisa o secretário.
Ações de Destaque
Durante os quase 04 anos de gestão, a SES-MG realizou trabalhos muitos valorosos dentro da perspectiva da saúde pública brasileira. Tais ações foram desenvolvidas tanto no âmbito assistencial como o investimento de cerca de R$ 100 milhões no SAMU, que passou a prestar serviço a 566 municípios mineiros, quanto no âmbito de gerenciamento de crises, como no caso do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, ocorrido em novembro de 2015 e o incêndio na creche de Janaúba, em outubro de 2017.
“Implantamos 03 SAMU Regionais nas regiões Sul, Centro Oeste e Triângulo Norte que, juntos, atendem mais de 04 milhões de pessoas. Além disso, adquirimos 04 helicópteros durante a gestão que ficam baseados em Varginha, Belo Horizonte, Montes Claros e o outro que será entregue em Uberaba. É um investimento de muita valia que ajuda a salvar inúmeras vidas”, analisa Nalton.
Regionalização das Farmácias
Estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica consiste na cooperação técnica aos municípios na aquisição de medicamentos com distribuição direta pelo setor farmacêutico. Para isso, o Estado disponibiliza as Atas de Registro de Preço para a aquisição de medicamentos e insumos.
“Até 2015, os medicamentos eram entregues por meio de uma empresa contratada e havia um grande desabastecimento de medicamentos por questões logísticas. Agora, com a Regionalização, houve a descentralização do serviço. Os próprios municípios compram os medicamentos por meio dos repasses estaduais. Tal ação diminuiu muito o desabastecimento dos medicamentos”, conta o secretário.
Febre Amarela
A gestão atual também foi marcada pelo surto de Febre Amarela ocorrido em 2017 que registrou no 1º período de monitoramento (julho/2016 a junho/2017), 475 casos confirmados da doença no estado, sendo que destes, 162 evoluíram para óbito. As ações da secretaria para o aumento da cobertura vacinal, que em 2014 girava em torno de 40%, foi fundamental para o controle do surto. Atualmente, Minas Gerais apresenta cerca de 90% da população imunizada.
“Assim que os primeiros casos foram notificados todos os subsecretários do nível central viajaram para as regiões afetadas para auxiliar as Regionais de Saúde a aumentar a cobertura vacinal, seja com campanhas, ou indo de casa a casa conscientizando a população. Além disso, criamos estratégias de atendimento em hospitais referências espalhados por todo o Estado, além de criar uma estrutura especial no Hospital Eduardo de Menezes para prestar atendimento aos casos mais graves”, detalha Nalton. Minas Gerais se tornou referência no enfrentamento à Febre Amarela devido a agilidade e atuação da SES-MG.
Municípios de Gestão Plena
A SES-MG também incentivou, ao longo da gestão, que os municípios se tornassem plenos em relação à saúde, o que significa dizer que tais localidades têm total poder sobre a prestação de serviços de saúde ofertados. “O município controla toda a prestação de serviços, bem como os recursos financeiros. Os recursos federais não precisam passar pelo Estado para chegar às cidades. Eles saem do Fundo Nacional de Saúde e vão direto para o Fundo Municipal de Saúde. Atualmente, temos 180 municípios mineiros que são de Gestão Plena”, afirma Nalton Moreira da Cruz. Clique aqui para conferir a listagem atual dos municípios mineiros que possuem gestão plena.
Ambulatório Trans
As políticas de equidade também foram ações de destaque ao longo dos últimos anos. Como exemplo disso, há a criação do Ambulatório Trans do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). O ambulatório, especializado no processo transexualizador ambulatorial, foi inaugurado em novembro de 2017 e foi o primeiro na saúde pública mineira e o quinto do país. Já beneficiou cerca de 200 pessoas realizando quase 2 mil consultas nas áreas de psiquiatria, endocrinologia, clínica médica, enfermagem, psicologia e serviço social, ginecologia, dermatologia, urologia, proctologista e cirurgia geral.
“Implantamos uma série de políticas de promoção de equidade no SUS-MG. Tais políticas visam garantir o respeito à diversidade. Ao desenvolvermos políticas direcionadas a populações em situação de vulnerabilidade, garantimos o atendimento integral, previsto no SUS. O ambulatório trans é um bom exemplo de ação que integra essas políticas”, destacou o secretário.
Análise da gestão
“Diante de todas as enormes dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado praticamente por todo o tempo de gestão, acredito e defendo que a SES-MG fez um excelente trabalho. Talvez a situação estivesse pior se não tivéssemos conseguido manter uma boa relação com o Ministério Público e com todos os órgãos de controle de forma geral. Além disso, não podemos deixar de mencionar as servidoras e servidores da SES-MG. A secretaria conseguiu exercer sua função graças à dedicação, determinação e profissionalismo que tiveram em todo nosso tempo de gestão”, conclui Nalton Moreira da Cruz, Secretário de Saúde de Minas Gerais.

Veja também outras matérias da Retrospectiva (2015-2018):


Nenhum comentário:

Postar um comentário