domingo, 21 de outubro de 2018

Reitoria da UNIMONTES fica entre Padre Antônio Avilmar e Rômulo Barbosa

Padre Antônio Alvimar, Rômulo Barbosa e Dalton Caldeira formam a lista tríplice pra Reitoria da UNIMONTES.

Governador Pimentel deverá fazer a nomeação do Reitor e vice-reitor até início de dezembro para um mandato de 4 anos.
Padre Antônio Alvimar e Ilva Ruas, candidatos a reitor e vice-reitora.

A eleição de reitor e vice-reitor da UNIMONTES teve uma disputa apertada entre Padre Antônio Avilmar e Rômulo Barbosa que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente,  com uma diferença de apenas 1,84% dos votos.

Foi concluída na tarde desta sexta-feira (19/10), a apuração dos votos das eleições (consulta acadêmica) para a composição da lista tríplice para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Conforme a Comissão Eleitoral o resultado foi protocolado junto ao Conselho Universitário, que realizará reunião extraordinária na próxima terça-feira (23 de outubro) para homologar o resultado.
Os votos na Unimontes são paritários, com os seguintes pesos: professor (70%), servidores técnico-administrativos e acadêmicos (peso de 15% cada categoria). É importante ressaltar que, somente com esta homologação do Conselho Universitário, os resultados das eleições para reitor e vice-reitor são considerados oficiais. A apuração foi realizada em 21 urnas.
De acordo com a Comissão Eleitoral, uma vez feita a tabulação com a aplicação dos pesos estatísticos (ponderação), os percentuais de votação obtidos por cada candidato, seguindo a ordem dos nomes nas cédulas (como consta no relatório oficial), foram:
REITOR
Antônio Alvimar Souza – 40,33%
Rômulo Soares Barbosa – 38,49%

Dalton Caldeira Rocha – 19,95%
Antônio Carlos Ferreira – 01,23%

VICE-REITOR
Ilva Ruas de Abreu – 39,53%
Ildenílson Meireles – 28,54%
Eduardo Diniz Amaral – 12,81%

Antônio Wagner Veloso Rocha – 10,19%
Gy Reis Gomes de Brito – 8,93%.

O professor Antônio Alvimar Souza foi o classificado em primeiro lugar, embora tenha ficado na segunda colocação no segmento dos professores e estudantes, assim como na votação geral.  Ele  obteve 40,44% dos votos, computando o peso de cada segmento.


Embora tenha sido o mais votado, com  1.581 votos contra 1.481 dados a Avilmar, Rômulo Barbosa ficou em segundo lugar com 38,49% dos  votos.  Rômulo obteve os votos de 327 professores contra 287 dados a Avilmar; 1.156 votos de estudantes pró Rômulo e 727 para Avilmar; mas Rômulo perdeu com grande diferença entre os técnicos-administraivos, onde Avilmar teve 437 votos contra apenas 99  dados a Rômulo.

E em terceiro , com 19,95% dos votos, ficou o prfoessor Dalton Caldeira Rocha, com 812 votos no total. 

Os três candidatos mais votados fazem parte agora da lista tríplice que será enviada ao governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), que irá escolher qual dos integrantes desta lista irá assumir a reitoria.

O candidato Antônio Alvimar, atual vice-reitor, assim se manifestou: 
"A vice-reitoria me possibilitou o conhecimento da Universidade. Hoje, nós temos quase 14 mil estudantes. O primeiro desafio é o processo da universidade, de eficiência do processo interno, é aprimorar o processo de gestão. O segundo desafio é na área dos recursos humanos. Nossa universidade cresceu muito. Precisamos fazer também investimentos em pessoas. É preciso ter uma discussão com o governo para apresentar as demandas da universidade. Ele precisa ser parceiro, pois estamos contribuindo para transformação e desenvolvimento", diz. 
Os candidatos a reitor e vice-reitor, Rômulo Barbosa e Ildenilson Meireles, destacaram a votação expressiva  obtida entre professores e estudantes. Rômulo Barbosa venceu nesses dois setores e no total de votos. Ele disse: "Tivemos urnas anuladas e a diferença foi de 1,84%, resultado muito apertado. Desde já, agradecemos a confiança de tod@s nessa nossa vitória! Alcançamos o segundo lugar na lista tríplice e agora é a segunda etapa! Nosso agradecimento aos professores, servidores e estudantes pelos votos recebidos e pela luta Por Uma Nova Unimontes!"
O resultado apurado por cada segmento foi o seguinte : 
Candidato a Reitor
Docentes
Votos
Técnico-administrativos
Votos
Estudantes
Votos
TOTAL
Antônio Alvimar
287
437
727
1.451
Rômulo Soares
326
99
1156
1.581
Dalton Caldeira
160
136
516
812
Antônio Carlos
9
13
35
57
Geraldo Reis - Desistente
-
-
-
-
Total
782
685
2.434
3.901
Obs: Estes resultados ainda não são os da apuração final.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Herbert Alcântara Ferreira destacou que a apuração estava prevista para ser concluída até o início da noite, mas foi antecipada diante da agilidade na logística e no trabalho dos mesários.
Foto_225.jpg
“É importante ressaltar que não houve qualquer anormalidade no andamento do processo eleitoral”, ressaltou.
Quanto ao resultado final, o prazo para recursos, que devem ser apresentados na Secretaria de Conselhos, vai até a próxima terça-feira (23/10) e os mesmos serão apreciados na reunião extraordinária do CONSU.
COMO FOI
Com a participação de professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos, a votação foi realizada nessa quinta-feira (18/10), nos centros de ensino e reitoria no campus-sede, HUCF e Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), em Montes Claros; e nos campi de Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Paracatu, Salinas, São Francisco e Unaí, além dos núcleos de Joaíma e Pompéu e o escritório de representação em Belo Horizonte (ERU)
Uma vez homologado o resultado, o CONSU encaminhará as listas tríplices ao governador do Estado, a quem caberá a nomeação dos dirigentes da Unimontes para a gestão no período de dezembro/2018 a dezembro/2022.

Fontes: Unimontes, G1 e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário