Pesquisas do IBOPE e Datafolha parecem
manipulação anti-petista
Transcrevo tópicos do artigo de Rodolfo Costa Pinto, diretor do Datapoder360, ligado ao site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues. É de enorme objetividade.
1. “Todos os indicadores de todas as últimas pesquisas publicadas apontam para o mesmo quadro. Jair Bolsonaro estabilizado e Fernando Haddad em ascensão. Os demais candidatos em 1 patamar de intenção de voto bem abaixo dos líderes”.
2. O capitão do Exército na reserva varia de 1/4 a 1/3 das intenções de voto. Haddad ocupa o espaço que estava guardado ao “candidato de Lula“. Os 2, inclusive, já podem estar empatados – como indicou a última pesquisa divulgada pelo DataPoder360.
3.Os números revelam que tanto os eleitores de Bolsonaro quanto os de Haddad já estão consolidados e não devem mudar de opinião.
4.Seja Haddad ou Bolsonaro que termine o 1o turno numericamente à frente, no 2oturno o nível de rejeição será decisivo. As campanhas terão tempo de televisão e rádio iguais. O clima de polarização política no país significa que qualquer erro pode ser fatal para cada 1 dos candidatos.
5.Os ataques vão se intensificar de ambos os lados. Ao mesmo tempo que tentarem desconstruir o adversário, os candidatos terão de saber construir pontes e selar alianças para vencer a eleição.
Rodolfo diz que esta é a “eleição da rejeição” e a vencerá quem conseguir “construir pontes e selar alianças para vencer”.
O artigo foi publicado hoje e é natural que quem dirige empresas de pesquisa – especialmente as que desenvolveram sistemas, metodologia e modelos de ponderação para fazê-las por telefone – esteja de posse de informações atualizadas todo o tempo.
Portanto, este é o quadro que aparece para quem está mais bem informado.
O resto é jogo político de quem usa pesquisa como ferramenta de campanha.
PS: repetindo, a íntegra do artigo está aqui.
Comentário do Blog:
IBOPE e DATAFOLHA fizeram armação pro-Bolsonaro
Este artigo mostra que as pesquisas do IBOPE, no 01.10, e Datafolha, em 02.10, divulgadas na TV Globo, soam a armação para desmobilizar a militância de esquerda que vinha impulsionando a subida de Haddad nas pesquisas de opinião pública e eleitoral, após grande movimento de massa #Elenão, no sábado, 29.09, organizado pelas mulheres, ocupando praças e avenidas de todo o Brasil, com a presença de mais de um milhão de pessoas, principalmente de mulheres.
Ao mesmo tempo, os meios de comunicação e os grupos de apoiadores do Coiso tentam transformar a manifestação do #Elenão como uma Marcha contra a Família.
Um internauta fez o seguinte comentário no Tijolaço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário