quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Olha a virada! Mais de 10 milhões de eleitores decidem na última hora.


Marcos Coimbra, do Vox Populi, indica que o percentual de indecisos, agora, é de 17% ou 17 milhões de eleitores, o que nunca havia acontecido antes, a 3 dias das eleições. 
Ele aposta que cerca de 10% , cerca de 10 milhões decidirão quem será o próximo Presidente  somente nas últimas horas.
E a onda de agora é a subida de Haddad e a fraquejada do Bolsonazi. 
No sábado, o cenário deve ser de empate técnico.

Todas as pesquisas indicam uma subida do Haddad e uma fraquejada do Bolsonaro. A pesquisa  do Vox Populi (entrevistas nos dias 22 e 23), divulgada nesta quinta-feira, 25.10,  às 9:19 h,  indica uma diferença de 6 pontos percentuais pró- Bolsonazi, nos votos válidos, e, de apenas 5%, nos votos nominais, 44% a 39%. Considerando a margem de erro pode estar com apenas 1% de voto de frente. A rejeição de Bolsonazi subiu pra 40% e pode  subir mais. Hadadd ficou estável com 41%.


A pesquisa Datafolha que vinha divulgando apenas votos válidos, e de forma tendenciosa, vem se ajustando na hora da verdade, dos votos na urna. 
Os resultados desta noite de quinta-feira, 25.10, apontam a queda do Bolsonazi em 3 pontos e a  subida de Haddad em 3 pontos, reduzindo a diferença em 6 pontos da pesquisa anterior, somando apenas os votos válidos. 
Para o Datafolha Bolsonazi tem 56% e Haddad 44% dos votos válidos. Pesquisa nos dias 24 e 25.10.

Não foram divulgados outros detalhes da pesquisa como o crescimento de Haddad no sudeste, principalmente na cidade de São Paulo, onde o IBOPE, dia 24.10, registrou: Haddad saltou de 19,7%, votação do primeiro turno, para 51%, enquanto Bolsonazi tem 49%. Com a rejeição de Doria, candidato tucano a governador, com 49%, vai puxar pra baixo ainda mais o Bolsonazi em quem colou. 

A militância do campo democrático acordou, principalmente depois do discurso do candidato a ditador, no domingo, 21.10, avisando que não aceitará oposição, que vai prender ou exilar os vermelhos. Seu lema é o mesmo da ditadura militar: "Brasil, ame-o ou deixe-o!" Até mesmo as liderança tucanas um pouco envergonhadas já pensam em apoiar Haddad.
Ciro Gomes chega da Europa, nesta sexta, e declara apoio a Haddad.

10 milhões de indecisos definem voto na última hora
Mas, o mais interessante é a grande quantidade de indecisos apontados na pesquisa do Vox Populi a 3 dias das eleições. Segundo Marcos Coimbra, diretor do Instituto de Pesquisas, em 2014, esta percentagem era de apenas 6%. Agora é de 17% ou cerca de 17 milhões de eleitores. A maior parte destes indecisos podem engrossar a onda do vira-vira que tomou conta da campanha do Haddad. 
Coimbra acrescenta que nova onda pró-Bolsonazi é muito improvável, pois sua imagem de Mito está se desmanchando, de forma vertiginosa. 
O mais importante , agora, é aumentar a rejeição ao capitão. As redes sociais de apoiadores de Haddad estão cuidando disso.

Coimbra acrescenta que as pesquisa apontam que neste sábado, um dia antes da  eleição, haverá  um empate técnico, com cerca de 10%, ou 10 milhões de eleitores, definindo o próximo presidente da República, pois deverá haver somente 6% de votos nulos ou brancos, média de eleições anteriores.

Marcos Coimbra registra que estes eleitores detectados como indecisos tomam suas decisões nas últimas horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário