segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Carnaval: Diamantina segue tendência nacional e aposta nos blocos de rua


Um dos carnavais mais tradicionais do interior de Minas, a folia de Diamantina manterá, nesta edição, a configuração do ano passado. A expectativa é de que a cidade receba mais blocos de rua e siga a tendência nacional por uma festa mais democrática e popular. Grupos que quiserem se cadastrar para usufruir da infraestrutura necessária têm até o próximo dia 10.

Em 2016, 12 blocos participaram da festa de Momo; no ano passado, os grupos mais do que dobraram, totalizando 28. “O modelo de Carnaval baiano, ancorado em abadás e trios, vem perdendo espaço ano a ano para uma folia de rua, protagonizada pela própria sociedade civil, em movimento democrático e espontâneo que teve em Belo Horizonte, em 2012, principal marco”, argumentou a secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade, Márcia Betânia.

O carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e praças do centro histórico, oferece aos foliões várias atrações. A animação começa já pela manhã, com desfile de blocos caricatos que têm por característica a paródia aos principais fatos do momento, a vida política e o dia-a-dia da cidade. 
Destaque se dá aos blocos Sapo Seco, fundado no início do século passado, Xica da Silva e Me Ampara Senão eu Caio.
A maior concentração de foliões sempre ocorre à noite e vai até o dia clarear, na Praça do Mercado Velho, com a participação da tradicional percussão das Bandas Batcaverna e Bartucada e na Rua da Quitanda. 

Blocos Caricatos
* Bloco Chega Chegando
* Bloco Infantil Dú Miudinho
* Bloco Sapo Seco
*Bloco Xica da Silva
* Bloco Zé do Caixão
* Bloco Balão Mágico.
* Bloco Mingau Com Queijo
* Bloco Xai Xai,
* Bloco Sapo Seco
* Bloco Xica da Silva
* Bloco Beucdos do Mota
* Sambeco
Considerado um dos 4 melhores carnavais de rua do Brasil e um dos maiores em público de Minas Gerais, o Carnaval de Diamantina procura manter as práticas tradicionais do evento e atender as inovações demandadas nas pesquisas realizadas nos carnavais dos últimos anos, priorizando a organização de modo a garantir uma imagem positiva da cidade, a segurança e o entretenimento para o folião.
Dos sete dias de festa, seis terão cerca de 20 horas de programação diária, sendo os espaços para os foliões o Quitanda e o Folia – Mercado Velho. 

A cidade contará com serviços extras de limpeza urbana, brigadistas, além do apoio ostensivo das forças de segurança pública. Praças de alimentação serão estruturadas para atender bem ao folião e ambulantes serão cadastrados.
Além do circuito de blocos, a prefeitura municipal busca a participação de bandas, algumas já tradicionais na própria cidade. De acordo com o município, toda a infraestrutura de segurança, limpeza e higiene, incluindo a instalação de sanitários, ficará a cargo da administração local.
O cadastramento de blocos vai até a próxima quarta-feira (10/01/2018), conforme informou a prefeitura de Diamantina, e pode ser feito clicando aqui.
Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário