quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Antologia "Pedaladas Poéticas" é lançada em BH, nesta quarta, às 20 horas.

Organização do Psiu Poético leva ‘Pedaladas Poéticas’ para a capital mineira

Evento será na Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade, hoje, às 20 horas.


Depois de promover em Montes Claros a antologia ‘Pedaladas Poéticas’, a organização do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético lançará o projeto na próxima quarta-feira (22), às 20h, no Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, no Circuito Cultural Liberdade, em Belo Horizonte. A antologia é organizada pelos escritores Aroldo Pereira e Wagner Merije.
Segundo Aroldo, a antologia Pedaladas Poéticas é formada por textos de 14 mulheres e 16 homens, poetas de todo o Brasil, participantes do 31º Psiu Poético em Montes Claros.
A noite literária conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Montes Claros e Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. Na programação, haverá  uma palestra relâmpago com o curador do Psiu Poético, Aroldo Pereira, sobre como acontece o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético; um sarau com os 32 poetas incluídos no livro; uma participação do Duo: a flautista Vera Pape, e o pianista e compositor Gilberto Mauro; uma performance da poeta & baterista Brenda Marques Pena; além de microfone aberto para poetas presentes.
A antologia é organizada pelos escritores Aroldo Pereira e Wagner Merije
Nas asas da diversidade, a poesia fala pelas vozes de Olivia Ikeda, Tanussi Cardoso, Noélia Ribeiro, Aciomar de Oliveira, Telma Borges, Aroldo Pereira, Lia Testa, Kiko César, Manuela Bezerra de Melo, João Diniz, Marlene Bandeira, Antônio Wagner, Rômulo Garcias, Marli Fróes, , Márcio Adriano Moraes, Isabel Lôpo, Gabriel Filpi, Antonio Carlos Ferreira, Maria Cida Neri, Jairo Fará, Lívia Prado, Renilson Durães, Tania Cristina Fraga, Noriel Cohen,  Jiçara Martins, Tércio Ribas Torres, Giovanna G. Filpi, João Gabriel Furbino, Sóter, Fernando Righi, Sarah Sanches e Wagner Merije.
“São 32 vozes maduras que lidam com amor e profundidade com a escrita poética, proporcionando aos leitores um livro indispensável para entender a poesia brasileira e a conjuntura do país. São versos em meio a um Brasil à deriva num mar obscuro, numa chuva oblíqua de verdades e ‘fake news’.  Versos de autores que constroem o Brasil, que o guiam e o querem firme no seu eixo, faça sol ou faça chuva”, enfatiza o curador do Psiu.

Pedaladas Poéticas celebra 31 anos do Psiu

A obra celebra a democracia e os 31 anos do Psiu Poético, o mais antigo salão de poesia do Brasil, realizado no Norte de Minas Gerais.
Aroldo enfatiza que a obra desse tempo e um documento para a posteridade. Um livro que quer ser livre nas mãos operárias, educacionais, estudantis, revolucionárias e tribais.
“Com a leitura vamos pedalando nossas bicicletas, aposentando nossas velhas latas motorizadas e revitalizando nossa fauna, flora, nossa saúde física e mental, nossas vidas, nosso carnaval, reforçando nossa democracia poética, política e rufando nossos tambores por  esse Brasil de mil cores”, enfatiza. 
Por Alana de Freitas, na Gazeta Norte-mineira, de Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário